Sobre a ACAM Portinari
Desde sua fundação, em 27/11/1996, a ACAM PORTINARI - Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari - tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio da colaboração técnico-operacional e financeira.
Atua no desenvolvimento do Museu Casa de Portinari e outros espaços museológicos no Estado de São Paulo, promovendo seu aprimoramento enquanto equipamentos museológicos, qualificando-os como centros regionais de excelência para execução das políticas públicas na área da cultura, emanadas pela Secretaria de Estado da Cultura.
A partir destas premissas, e do estabelecimento de um calendário de atividades e programação previamente acordada, implementamos e executamos tais políticas nas unidades museológicas sob nossa responsabilidade: Museu Casa de Portinari, em Brodowski; Museu de Esculturas "Felícia Leirner", em Campos do Jordão e Museu Histórico e Pedagógico "Índia Vanuíre", em Tupã.
Estas unidades museológicas, criadas a partir de 1956, integram a rede de Museus Históricos e Pedagógicos existente no âmbito da pasta, sendo que suas características favorecem o objetivo de sua qualificação como centros regionais de referência na área museológica, o que num futuro próximo deverá permitir que atuem como verdadeiros polos irradiadores das políticas públicas da Secretaria de Estado da Cultura no interior do Estado.
Paralelamente, atuamos no sentido de viabilizar a estruturação de processos de municipalização de acervos e museus, de acordo com a determinação da Secretaria.
Saiba Mais sobre a Atuação da ACAM
-
Filosofia e Objetivos
Conheça um pouco da missão, visão, valores e objetivos da nossa organização.
-
Ficha Técnica
A ACAM PORTINARI conta com o apoio de profissionais cujo talento, competência e dedicação tornam possível a materialização dos inúmeros projetos em que atuamos ao longo de nossa existência, e sobretudo dos ideais da organização. Saiba quem são eles:
-
Sobre Organizações Sociais
As Organizações Sociais (OS) são um novo modelo de gestão, previsto na Lei Complementar n° 846/98, da gestão do governador Mário Covas. Essa Lei permite transformar instituições sem fins lucrativos, que já atuem na área cultural, em Organizações Sociais, lhes transferindo a responsabilidade da gestão de espaços públicos antes geridos pela Secretaria de Estado da Cultura.
-
Arquivos Eletrônicos
Documentos oficiais de referência publicados pela ACAM PORTINARI - Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, disponíveis à apreciação pública em formato eletrônico. Clique no link de seu interesse abaixo, e acesse os documentos disponíveis na categoria.



