governo sao paulo
  • portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Sobre a ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra três equipamentos culturais no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari, em Brodowski, Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã, e Museu Felícia Leirner (Auditório Claudio Santoro), em Campos do Jordão.

A ACAM Portinari tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, através da colaboração técnico-operacional e financeira. Por meio de seu trabalho, a Associação dá subsídios que favorecem a qualificação das instituições como centros regionais de referência na área museológica e polos irradiadores das políticas públicas da Secretaria de Estado da Cultura no interior do Estado.

Além de administrar as instituições, a ACAM Portinari também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), que reúne cerca de 415 instituições públicas e privadas, de 190 municípios.

Missão

Como Organização Social, a ACAM Portinari tem como missão gerir as unidades museológicas por meio de pesquisas, conservação e difusão dos acervos, com responsabilidade sócioambiental, contribuindo para o desenvolvimento humano e comprometendo-se com a justiça social, a democracia e a cidadania.

Visão

Ser referência na gestão de equipamentos culturais da área museológica, baseado nos princípios da economicidade, transparência e qualidade técnica dos serviços prestados.

Valores

Objetivos