• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto
Acam Portinari

Ações de Apoio ao SISEM

Além de administrar os três museus estaduais e um auditório, a ACAM Portinari também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), instância da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado. Em seu último mapeamento, realizado no ano de 2010, foram listadas 415 instituições museológicas públicas e privadas, distribuídas em 190 municípios do Estado. A parceria prevê a realização das seguintes ações:

ASSESSORAMENTO TÉCNICO E CAPACITAÇÃO – ASTECA


Ação de capacitação e apoio técnico conjugadas, de forma a atender duas linhas de ação do SISEM-SP em um mesmo projeto de longa duração, em que os resultados sejam de caráter concreto, como organização da reserva técnica e acervo, renovação da exposição, implantação de serviço educativo.

Unindo conteúdos teóricos e atividades práticas, as ASTECAs visam contribuir para o intercâmbio de experiências profissionais e permitir a atuação dos participantes como agentes diretos no desenvolvimento técnico e institucional do museu que sediar a ação.


ENCONTRO PAULISTA DE MUSEUS – EPM


Encontro anual que reúne dirigentes, profissionais e estudantes da área museológica paulista e nacional. A cada edição é definido um tema que norteia as palestras e debates.

Realizado desde 2009, até a décima edição, todos os eventos foram realizados na Capital do Estado.

Visando a ampliação das discussões, em especial junto aos profissionais de museus do interior e litoral paulista, decidiu-se que nos anos pares, o EPM será realizado em São Paulo e, nos anos ímpares, o EPMi – Encontro Paulista de Museus Itinerante ocorrerá em outras cidades, permitindo assim uma extensão do período de reflexão sobre o tema, em seis eventos ao longo do ano (um em cada macrorregião).


ENCONTRO DE REPRESENTANTES REGIONAIS


Reuniões dos Representantes Regionais do SISEM-SP, composto por 35 titulares e 35 suplentes, das 24 representações regionais do Estado de SP, para elaboração de diagnósticos, trocas de experiências, proposição de ações e definição de diretrizes para a área museológica paulista.

Realizados semestralmente, os Encontros são reuniões de trabalho nos quais, ao longo de dois dias, os representantes regionais com mandato vigente participam de atividades de avaliação, articulação, discussão de prioridades e formulação de propostas, contribuindo para a definição do programa anual de ações do SISEM.


EXPOSIÇÕES ITINERANTES


Exposições que circulam em diversas instituições do Estado de SP, difundindo acervos e implementando a programação cultural do Estado.

As exposições são realizadas em todas as regiões administrativas, respeitando as demandas de cada região e que visam não apenas contribuir na dinamização e na qualificação da programação de curta duração desses museus, mas também na difusão de acervos e na ampliação de repertório cultural da população.


OFICINAS


Por meio de atividades prático-reflexivas, os profissionais contratados apresentam temas relacionados aos setores de atuação museológica, para o aperfeiçoamento do trabalho nas instituições do Estado.


APOIO TÉCNICO E OPERACIONAL A MUSEUS HISTÓRICOS E PEDAGÓGICOS


Apoio ao prosseguimento e finalização das municipalizações de Museus Históricos e Pedagógicos, notadamente, por meio da conferência e higienização de acervos, visitas técnicas para orientações e apoio aos museus e prefeituras, visando o fortalecimento dessas instituições para recebimento dos acervos estaduais em doação.


CADASTRO ESTADUAL DE MUSEUS DE SÃO PAULO – CEM-SP

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Certificados-Cadastro-Estadual-de-Museus-SISEM-1024x246.png

Visitas técnicas de aferição das informações fornecidas pelas instituições, referente aos trâmites para CEM-SP e, consequente, elaboração de relatório técnico com orientações a partir dos parâmetros cadastrais.

A ACAM Portinari participou diretamente no Grupo de Trabalho que desenvolveu e conceituou o Cadastro Estadual de Museus de São Paulo. Em parceria com o SISEM-SP, criou a Plataforma Digital Ambiente de Dados Amigáveis (ADA), que é responsável pela gestão de todas as informações cadastrais das instituições museológicas paulistas e atua como um repositório de informações de todas as ações desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Museus e seus parceiros. Analisados em conjunto, os dados da Plataforma ADA geram relatórios que visam oferecer subsídios que otimizem o desenvolvimento de políticas públicas para a área de museus no Estado de São Paulo.

A equipe de apoio ao SISEM-SP também é responsável pela organização e realização das visitas técnicas de aferição às instituições interessadas na adesão ao CEM-SP, cujas informações gerarão os relatórios técnicos e situacionais a serem fornecidos a todos os museus que finalizarem seus processos cadastrais.

Mais informações: www.sisemsp.org.br