SISEM-SP: SONHAR O MUNDO RETOMA AGENDA EM DEZEMBRO

Publicado em: 15 nov 2021
ACAM Portinari

Programação terá diversificada agenda de atividades gratuitas sob a temática “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”

Vem aí mais uma edição da Campanha Sonhar o Mundo, que será realizada de 6 a 12 de dezembro, de forma on-line, pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari e com os museus articuladores (Museu da Inclusão, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Museu Índia Vanuíre).

Sob a temática “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”, o evento dará continuidade ao ciclo de sensibilização e discussão iniciado no final de 2020, quando a campanha abrigou o tema “equidade de gênero” mediante parceria entre o SISEM-SP e o coletivo transnacional “Mujeres cambian los museos”.

Desde então, diversas ações de conscientização e comoção foram realizadas por meio de videocartas e fóruns de discussão. Com o intuito de concretizar o legado desse ciclo, a edição da Sonhar o Mundo 2021 manterá a tônica “Mulheres” e buscará engajar os museus na construção de soluções e prosseguir em suas responsabilidades de atuar na sociedade, construindo ativamente o futuro almejado em questões como respeito e combate à violência, preconceito e discriminação social.

Sonhar o Mundo é uma ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que articula e mobiliza os museus paulistas, incentivando-os à promoção da reflexão e do debate de questões relacionadas aos Direitos Humanos. Realizada tradicionalmente na semana que celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), parte do pressuposto de que os museus devem atuar como instrumentos de transformação social ao incentivar as instituições a criarem ações relacionadas à temática proposta.

Atrações pré-evento

Além da programação com atividades realizadas voluntariamente pelos museus no estado de São Paulo que aderirem à campanha, a Sonhar o Mundo promoverá, em 2 de dezembro, das 10h às 12h, o webinário “O cenário de violações dos direitos das mulheres e a atuação das instâncias de proteção”.

“Foram convidadas representantes das mais diversas instâncias de proteção aos direitos das mulheres não só para abordarem e conscientizarem sobre o tema, mas a partir do que será exposto, elas também irão colaborar na posterior construção de um protocolo de ações a serem desenvolvidas nos museus paulistas visando à proteção das mulheres, sejam elas trabalhadoras ou público das instituições”, diz Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

Outra atividade de destaque é a oficina “Proteção para Mulheres nos Museus”, a ser realizada em 3 de dezembro, das 10h às 12h, ministrada por Promotoras Legais Populares. O público-alvo são as profissionais de museus que poderão se tornar multiplicadoras dentro das suas instituições e demais interessados.

Em breve o SISEM-SP divulgará mais informações sobre a adesão dos museus paulistas à Sonhar o Mundo 2021 bem como a programação completa em seu website e nas redes sociais.

Fonte: SISEM-SP