Espetáculo A Lista, com Lilia Cabral e Giulia Bertolli, encerra a Série “Arte na Primavera – Campos: Florada Cultural”, em Campos do Jordão (SP)

Publicado em: 22 nov 2022
Museu Felícia Leirner

Sucesso de público, a peça terá mãe e filha contracenando no palco do Auditório Claudio Santoro, em uma história repleta de sentimentos, lembranças e descobertas que vão emocionar o público

A última atração da Série “Arte na Primavera – Campos: Florada Cultural”, uma realização do Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, é o consagrado espetáculo teatral A Lista, com Lilia Cabral e sua filha Giulia Bertolli. Será nesse sábado (26), às 19h, no Auditório Claudio Santoro, com ingressos gratuitos pelo sympla.com.br/artenaprimavera.

Sucesso de Público

Lotando teatros por onde passa, A Lista tem a dramaturgia assinada por Gustavo Pinheiro e a direção de Guilherme Piva. Na peça, Lilia Cabral interpreta Laurita, uma aposentada que, por força das circunstâncias, se vê obrigada a estabelecer contato com a vizinha, a jovem Amanda, vivida por Giulia Bertolli. O encontro das duas detona um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas que marcarão suas vidas para sempre. 

O espetáculo é o resultado de um longo processo. Criado durante a pandemia, em maio de 2020, A Lista nasceu com o intuito de ajudar os profissionais da área teatral que ficaram sem trabalhar devido ao isolamento social, passou por algumas experimentações, e foi ganhando corpo com o passar do tempo. A montagem fez apresentações online de um trecho do texto, conquistando mais de 170 mil espectadores. Já em 2021, quando a vacinação avançou e as regras sanitárias permitiram, o trecho da peça foi apresentado em teatros com mais de mil pessoas, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. O espetáculo estreou na íntegra em São Paulo em março de 2022, conquistando público com sessões lotadas.

“Nós tivemos a oportunidade de ir experimentando. Os meses de pandemia nos permitiram esse amadurecimento do processo. Diante da resposta a esse pequeno trecho que apresentamos, constatamos que é um trabalho muito poderoso. Rapidamente o público interage e se identifica com as personagens, tal a comunicabilidade da peça e a dramaturgia clara, eficiente, sonora, divertida e emocionante. Então decidimos seguir adiante e fazer a montagem integral do texto inédito”, explica Lilia.

Para Giulia, a primeira palavra que lhe vem à cabeça quando pensa em A Lista é “encontro”: encontro entre amigos de longa data que queriam trabalhar juntos, o encontro entre mãe e filha, o encontro entre gerações, o (re)encontro com o teatro e, acima de tudo, o encontro entre duas vizinhas que tem tantas coisas em comum. “Nesses novos tempos, A Lista virou uma linda surpresa. Uma peça emocionante, surpreendente e singela, que resgata aquilo que nós seres humanos temos de mais especial: a comunicação e a empatia”, afirma.

“A peça é uma crônica do Brasil. A trama mostra um encontro de gerações, de duas mulheres com histórias, culturas e classes sociais diferentes, mas que são capazes de achar pontos de convergências em suas vidas. Agora temos a oportunidade de mostrar uma peça inédita em formato presencial”, ressalta o autor.

Guilherme Piva contou aspectos que movem o espetáculo. “O texto é uma verdadeira montanha-russa de emoções, cheio de camadas que vão do riso ao choro, da dor ao amor. É a crônica de uma época. A peça se passa em três tempos, onde iluminação e cenário realçam cada parte, passando pelo início da pandemia, uma memória da protagonista e um futuro possível. É uma alegria conduzir esse encontro de duas gerações, mãe e filha, numa comédia dramática cheia de poesia e afeto”. O diretor é amigo de longa data de Lilia, ambos trabalharam juntos em vários projetos na TV.

Estações do ano

O Auditório Claudio Santoro já é o palco oficial do tradicional “Festival de Inverno” e do “Festival de Verão”, realizados em parceria com a Fundação OSESP. Mais recentemente, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, desta vez em parceria com a ACAM Portinari, realizou a Série “Arte no Outono – Campos: Cores e Cantos”, com ícones da MPB.

Agora, também em parceria com a ACAM Portinari, a Série “Arte na Primavera – Campos: Florada Cultural” vem contemplar mais uma estação do ano, tornando a programação do Auditório e de Campos do Jordão ainda mais completa, com maior diversidade artística e, principalmente, inclusiva.

Sobre o Auditório

Localizado em um complexo de Mata Atlântica preservada, de paisagem exuberante, o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), é considerado um dos espaços de cultura e entretenimento mais importantes do Brasil e da América Latina. E não apenas por sua amplitude, conforto, arquitetura e beleza, mas também por sua qualidade acústica e por compartilhar suas ações com o Museu Felícia Leirner, equipamento que reúne dezenas de esculturas, a céu aberto, de uma das mais importantes artistas plásticas do país.

Sobre o Parque João Doria Capivari

Ponto de encontro para vivenciar grandes experiências culturais, em Campos do Jordão (SP), o Parque João Doria Capivari é uma concessão do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) sob a gestão da Eco Jordão. Com estrutura moderna, palco para apresentações, praça de alimentação, roda gigante, parkids, pedalinhos, mini trenzinho, carrossel, super racing e lago, o espaço oferece atrações diferenciadas, gastronomia, entretenimento e cultura. Aumentando o leque de possibilidades, neste mês de novembro, o Parque lançou a atração “Trenó na Montanha”, inaugurada recentemente junto com o novo Teleférico.

Sobre o Parque da Lagoinha

Com 48 mil m², o Parque da Lagoinha é um espaço público com atrativos na natureza, fruto de um convênio entre Sabesp, Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Campos do Jordão, com implantação pela ARLA – Associação Amigos da Lagoinha. No espaço, é possível encontrar pista de caminhada, playground para crianças, quadra de beach tennis, área para piquenique, além de projetos ambientais e sustentáveis.

SERVIÇO:

Série “Arte na Primavera – Campos: Florada Cultural”

Espetáculo A Lista, com Lilia Cabral e Giulia Bertolli.
Data: 26 de novembro de 2022 (sábado)
Horário: 19h
Local: Auditório Claudio Santoro | Av. Dr. Luis Arrobas Martins, no 1880 | Campos do Jordão-SP
Entrada Gratuita com reservas de ingresso pelo www.sympla.com.br/artenaprimavera
Classificação: 12 anos

Informações: (12) 3662.6000 ou pelo contato@museufelicialeirner.org.br
Sites: museufelicialeirner.org.br | artenaprimavera.com.br
Redes Sociais: linklist.bio/museueauditorio

REALIZAÇÃO:
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo
ACAM Portinari
Auditório Claudio Santoro
Museu Felícia Leirner

APOIO INSTITUCIONAL:
Amigos da Arte

APOIO CULTURAL:
Prefeitura de Campos do Jordão
TV Vanguarda
Hotel Boutique Quebra-Noz
GWG Telecom
Parque João Doria Capivari
Parque da Lagoinha

TRANSMISSÃO OFICIAL:
#CulturaEmCasa