Museu Índia Vanuíre realiza 51ª Semana dos Povos Indígenas

Publicado em: 31 mar 2023
Museu Índia Vanuíre

Presenciais e gratuitas, as atividades vão promover um encontro de culturas indígenas com bate-papo, oficinas temáticas, apresentação de danças e objetos, entre outras ações

Anualmente, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza programação especial em celebração à Semana dos Povos Indígenas, que este ano chega em sua em 51ª edição. O evento, que acontecerá até o dia 20 de abril, visa promover um grande encontro das culturas que habitam as terras indígenas Vanuíre e Icatú, no interior de São Paulo, com diversas atrações, sempre das 9h às 16h, trazendo a participação de representantes dos povos Kaingang, Terena, Krenak e Guarani-Nhandewa.

Na próxima terça-feira (4), Camila Vaiti vai abordar a importância da dança indígena e a relação dessa manifestação cultural na preservação e transmissão de conhecimentos tradicionais, enquanto sua avó, Deolinda Pedro, ensinará, por meio de oficina, técnicas tradicionais da cerâmica Terena.

Já na quarta-feira (5), representantes da etnia Guarani Nhandewa, da Aldeia Nimuendajú, compartilharão um pouco sobre seus costumes, comentando como é feita a transmissão dos saberes tradicionais para as novas gerações.

A quinta-feira (6), ficará por conta de Ingrid Damaceno, da etnia Krenak, que irá conversar com o público sobre a importância do grafismo e sua representatividade identitária.

Na próxima semana, na terça-feira (11), Dirce Jorge, da etnia Kaingang, realizará um bate-papo sobre a relação dos povos indígenas com a terra, a natureza e o sagrado. No mesmo dia, em outra ação, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a culinária indígena brasileira, por meio de uma apresentação de técnicas e ingredientes usados em pratos típicos do povo Krenak, atividade feita pela indígena Fabiana Damaceno.

Na quarta-feira (12), Ricardo Pereira Castelão, da etnia Guarani Nhandewa, em uma roda de conversa, vai contar a história da resistência do povo Guarani Nhandewa no Oeste de São Paulo. Ele ainda fará uma demonstração de confecção e uso do arco e flecha, porunga e colar. Logo depois, Jhonatan Feliciano Marcolino recebe o público para um bate-papo sobre a importância da dança e do cântico da cultura Guarani Nhandewa.


E, na quinta-feira (13), os convidados indígenas serão da Aldeia Tereguá. Joel Henrique, da etnia Terena, vai falar sobre os ensinamentos tradicionais do seu povo. Elizeu Caetano, Guarani Nhandewa, trará reflexões sobre a história da resistência do seu povo no Oeste Paulista e as lutas para o fortalecimento da cultura.

Na sexta-feira (14), o encontro será com Rosenilda, da etnia Kaingang, que vai abordar as diferentes matérias-primas utilizadas pelos indígenas em seus artesanatos. Já Lidiane Damaceno, da etnia Krenak, realizará um bate-papo enriquecedor sobre a Decolonialidade Cultural, momento oportuno para criar um espaço de diálogo com objetivo de desconstruir ideias equivocadas em relação aos povos indígenas.

Na semana seguinte, terça-feira (18), os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cotidiano de um indígena em uma aldeia. Willian, da etnia Krenak, compartilhará suas vivências dentro do território em que vive. Em seguida, Susilene, da etnia Kaingang, realizará roda de conversa sobre a importância da dança na cultura indígena.

Finalizando a programação, na quinta-feira (20), Analú e Admilson, ambos do povo Terena, promovem uma palestra sobre a pintura indígena, comentando sobre a simbologia por trás de algumas pinturas corporais e em quais momentos são utilizadas, como rituais, celebrações e danças.

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas


Museu Índia Vanuíre
baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br