Nos próximos dias, a agenda terá oficinas de gastronomia, confecção de adornos indígenas, e de pintura, além de jogos, exposição e muito mais, em Tupã (SP)
O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, dará início à programação de julho, mês de férias, com atividades gratuitas para todos os públicos.
No sábado (1) e no domingo (2), das 10h às 16h, será realizado um jogo alusivo à exposição de longa duração “Tupã Plural”, que aborda os povos Kaingang e Krenak, do segundo Módulo denominado “Aldeia Indígena Vanuíre”. A missão será encontrar detalhes dos objetos expostos, estimulando a interação cultural dos participantes com o Museu, de forma lúdica e reflexiva.
Na segunda-feira (3), às 12h, serão compartilhadas, nas redes sociais, curiosidades sobre o rico acervo da instituição que abriga peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas do Brasil. Acesse e confira: (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire | Twitter: /mhindiavanuire/).
Outro destaque é a exposição temporária “Entre Contas e Penas: a Beleza e a Diversidade dos Colares e Brincos Indígenas”, em cartaz até 30 de julho de 2023, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. A mostra traz uma coleção de colares e brincos indígenas cumprindo o propósito de difundir, valorizar e promover reflexões sobre a diversidade e a riqueza das culturas indígenas.
Férias no Museu
Já o projeto “Férias no Museu” terá início com a “Oficina de confecção de adorno indígena”, na terça-feira (4), das 9h às 11h30. De forma lúdica e divertida, a criançada vai soltar a criatividade para criar seus próprios adornos indígenas, e, ao mesmo tempo, aprender sobre a importância esses objetos dentro da cultura indígena, os materiais utilizados e o significado simbólico por trás de cada um deles.
Na quarta-feira (5), das 9h às 11h30, é a vez da “Oficina Gastronômica” sobre alimentos e técnicas de preparos indígenas como a produção de farinha, culinária com mandioca e consumo de peixes e frutas nativas, entre outros. Também vai ensinar o preparo do beiju, prato típico da cultura indígena.
E, na quinta-feira (6), das 9h às 11h30, a “Oficina de Pintura Indígena” vai convidar as crianças a explorarem a expressão visual por meio dos estilos e símbolos presentes na arte indígena. Ainda vai ensinar técnicas de pintura indígena para que os participantes desenvolvam suas próprias criações artísticas.
Visitação
O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).
ATENDIMENTO À IMPRENSA:
Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br
André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br