MCI promove live sobre Línguas Indígenas de Sinais na quarta-feira, 07/12

Publicado em: 29 nov 2022
Museu das Culturas Indígenas

Evento coloca em pauta a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes a partir do universo plurilíngue dos povos originários;

Iniciativa integra o Programa Sonhar o Mundo, ação do SISEM-SP que aborda o papel dos museus na defesa dos direitos humanos; 

Inscreva-se no canal de Youtube do Museu das Culturas Indígenas (MCI) para não perder as transmissões

São Paulo, dezembro de 2022 – O Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim, convida o público para acompanhar uma transmissão ao vivo sobre língua de sinais a partir do contexto dos povos originários. A live acontece no canal de Youtube do MCI na quarta-feira, 07/12, às 15h (horário de Brasília).

A transmissão vai contar com participação da pesquisadora surda e sinalizada Shirley Vilhalva, que abordará como características linguísticas de diferentes culturas indígenas podem auxiliar a comunidade surda. Shirley também vai trazer à tona, para o público, o amplo universo da comunicação oral de diversas etnias.

O objetivo é apontar o contexto plurilíngue como meio de criar uma comunicação visual com a pessoa surda, usando como suporte apontamentos e gestos nativos que soem naturais dentro do cotidiano. A pesquisadora também trará a comunicação de sinais para o ambiente familiar, sugerindo uma aproximação linguística entre pais ouvintes e filhos surdos.

Intitulado “Línguas Indígenas de Sinais: o despertar do Silêncio”, o evento integra o Programa Sonhar o Mundo, uma iniciativa do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) que aborda o papel dos museus na defesa dos direitos humanos. 

Programa Sonhar o Mundo

Considerada uma das principais políticas do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), o programa Sonhar o Mundo é voltado à discussão e estruturação de diretrizes de atuação dos museus em respeito e defesa dos Direitos Humanos. Em 2022, as ações do programa voltam-se à promoção da visibilidade e protagonismo às pessoas com deficiência, cuja atuação contribuirá para a elaboração de indicadores que identificam o quão acessíveis são os museus paulistas.

Sobre o MCI

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. Uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.

SERVIÇO

Programa Sonhar o Mundo – “Línguas Indígenas de Sinais: o despertar do Silêncio”
Data: quarta-feira (07/12)
Hora: 15h (horário de Brasília)
Ao vivo no canal de YouTube: clique aqui

MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS (MCI)

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Ingressos:  R$15,00 (inteiro) e R$7,50 (meia entrada); gratuito às quintas-feiras
Agendamentos: https://bileto.sympla.com.br/event/74784/d/149212.
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP)
Informações: (11) 3873-1541
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br

Redes Sociais:
Instagram (instagram.com/museudasculturasindigenas)
Facebook (facebook.com/museudasculturasindigenas)
Twitter (twitter.com/mcindigenas)
YouTube (youtube.com/channel/UCYgc3AXP0-UfQye5pgbVloQ)

IMPRENSA 

SECRETARIA DA CULTURA ECONOMIA E INDUSTRIA CRIATIVAS DO ESTADO

Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br 

AGÊNCIA GALO

Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.agenciagalo.com
contato@agenciagalo.com 

Tales Rocha
(11) 98870-1089
tales.rocha@agenciagalo.com

Mariana Nepomuceno
(11) 97152-4834
mariana.nepomuceno@agenciagalo.com

Thiago Rebouças
(11) 98562-3094
thiago.reboucas@agenciagalo.com