Férias na Tava: MCI oferece jogos, brincadeiras e oficinas de artesanato durante os fins de semana de janeiro

Publicado em: 06 jan 2023
Museu das Culturas Indígenas

Entre as atividades previstas estão arco e flecha, peteca, contação de histórias tradicionais do povo Guarani e produção de colares e pulseiras com sementes;

Participantes também poderão assistir a apresentações das danças-rituais Tangará, em que se celebra a transformação de meninos e de meninas em guardiães da cultura e da tradição Guarani;

O evento, totalmente gratuito, está marcado para ocorrer nas manhãs e nas tardes dos sábados e domingos nos dias 7, 8, 14, 15, 28 e 29

Jovens e adultos poderão participar de brincadeiras tradicionais do povo Guarani. Crédito: MCI

São Paulo, janeiro de 2023 – Para o povo Guarani, a Tava – se pronuncia “Tauá” – existe como um lugar de referência para as atividades coletivas do dia a dia na aldeia. Nesse espaço são realizados jogos, contações de histórias, apresentações de dança, rezas e transmissões de saberes artesanais entre diferentes gerações.

Esse costume inspirou a criação da atividade Férias na Tava, marcada para ocorrer gratuitamente durante três fins de semana do mês de janeiro no Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.

Nos sábados e domingos dos dias 7, 8, 14, 15, 28 e 29 de janeiro vão ocorrer no MCI uma série de oficinas de artesanatos, jogos coletivos e brincadeiras tradicionais do povo Guarani com a mediação dos Mestres de Saberes. Também estão previstas apresentações de dança, canto, contação de histórias e pinturas corporais realizadas pelos próprios indígenas.

Pinturas corporais estão entre as atividades previstas. Crédito: MCI

“O objetivo é trazer a importância dos povos indígenas e mostrar para o público o que é uma Tava, essa casa de transformação onde a gente realiza as atividades que acontecem na comunidade desde a hora que acordamos até a hora que dormimos”, explica o Mestre de Saberes, Michel Werá Popyguá um dos responsáveis pela atividade no MCI.

Entre as ações, pensadas para atender tanto o público infantil como o adulto, estão arco e flecha, peteca, contação de histórias tradicionais do povo Guarani e produção de colares e pulseiras com sementes. “A ideia é que se retrate a vivência dentro do território, em que as brincadeiras e os trabalhos acontecem sempre juntos e misturados, enquanto outros fazem rodas, conversas e contam histórias”, comenta Michel.

Jovens e adultos poderão participar das oficinas de artesanato. Crédito: MCI

Também está marcada a realização de uma oficina de leitura e de desenho com a escritora, pesquisadora e curadora de literatura indígena Julie Trudruá Dorrico. O encontro vai ocorrer no dia 14, das 15h às 16h30.

Por fim, os participantes da atividade poderão assistir a apresentações das danças-rituais Tangará, em que se celebra a transformação de meninos – no ritual chamado Xondaro – e de meninas – no ritual Xondaria – em guardiães da cultura e da tradição guarani. Ambas as danças são consideradas sagradas para o povo indígena e reforça os laços ancestrais da aldeia, prezando a manutenção de seus costumes tradicionais ao longo do tempo.

Sobre o MCI

O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. Uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.

SERVIÇO

Férias na Tava

Data: 07/01 e 08/01
Horário:  14h às 15h30 e 16h – 17h30

Data: 14/01
Horário:  15h às 16h30

Data: 15/01
Horário:  14h às 15h30

Data: 28/01
Horário: 10h  às 12h

Data: 29/01
Horário:  16h às 18h

MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS (MCI)

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Ingressos:  R$15,00 (inteiro) e R$7,50 (meia entrada); gratuito às quintas-feiras
Agendamentos: https://bileto.sympla.com.br/event/74784/d/149212.
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP)
Informações: (11) 3873-1541

Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
Redes Sociais:
Instagram (instagram.com/museudasculturasindigenas)
Facebook (facebook.com/museudasculturasindigenas)
Twitter (twitter.com/mcindigenas)
YouTube (youtube.com/channel/UCYgc3AXP0-UfQye5pgbVloQ)

IMPRENSA

SECRETARIA DA CULTURA ECONOMIA E INDUSTRIA CRIATIVAS DO ESTADO

Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

AGÊNCIA GALO

Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.agenciagalo.com
contato@agenciagalo.com

Tales Rocha
(11) 98870-1089
tales.rocha@agenciagalo.com

Mariana Nepomuceno
(11) 97152-4834
mariana.nepomuceno@agenciagalo.com

Thiago Rebouças
(11) 98562-3094
thiago.reboucas@agenciagalo.com