Museu Casa de Portinari promove pintura coletiva presencial em tela, na próxima sexta-feira (5)

Publicado em: 04 nov 2021
Museu Casa de Portinari

Agenda conta também com Ateliê Portinari (7), Feira de Artesanato Virtual (8), Portinari por eles (9) e DOCuriosidades (10); tudo on-line e gratuito

Novembro chegou com muitas atividades culturais e artísticas no Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. A programação desta semana, que acontece de forma híbrida: virtual e on-line, contará com diversas atrações. Pintura coletiva em tela e Ateliê Portinari estão entre os destaques.

Em homenagem ao Dia Nacional da Cultura, celebrado em 5 de novembro, o Museu Casa de Portinari realizará uma pintura coletiva em tela, ministrada pela artista plástica Anna Ferreira, nesta sexta-feira (5). A ação será presencial na Praça Candido Portinari, em frente à instituição. O público poderá participar da atividade ao longo da tarde, das 16h30 às 18h. O uso de máscara e álcool em gel serão obrigatórios.

Além disso, no domingo (7), o Ateliê Portinari exibirá novos conteúdos, ministrados pelo artista visual, restaurador e professor com especialização em Desenho e História da Arte, Miguel Angelo, que mostrará técnicas para pintura em óleo sobre tela. Será às 9h, pelo site do equipamento.

Como forma de incentivar e contribuir com a economia criativa, a fim de apoiar os artesãos de Brodowski; na segunda-feira (8), às 10h, a Feira de Artesanato Virtual apresentará os trabalhos manuais desses profissionais, com peças que poderão ser adquiridas mediante contatos disponíveis nas legendas do vídeo.

Na terça-feira (9), a ação “Portinari por Eles”, um projeto que mostra o trabalho de pesquisa realizado pelo educativo do museu, exibirá uma das cartas trocadas entre Portinari e Quirino Campofiorito, que aborda uma de suas passagens inspiradoras por Brodowski. Campofiorito foi um pintor, desenhista, gravador e ilustrador, escritor, crítico de arte, caricaturista e professor brasileiro. Será às 10h, pelas mídias sociais.

Já no DOCuriosidades, na quarta-feira (10), às 10h, pelas mídias sociais, a equipe do museu comentará sobre a passagem da jornalista norte-americana Florence Horn pela casa da família Portinari.

Vale lembrar que o museu está aberto para visitação presencial de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras até às 20h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.  

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas mídias sociais e site (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br).