Museu Casa de Portinari celebra o Dia das Mães com apresentação especial de música sertaneja raiz

Publicado em: 06 mai 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a programação ainda traz brincadeiras alusivas aos tempos de infância de Candido Portinari, curiosidade artística na internet e documentário que retrata a vida e obra do artista

No próximo domingo (8), a música sertaneja raiz vai emocionar as famílias de Brodowski (SP). É que o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou uma homenagem em celebração ao Dia das Mães. A partir das 9h30, na esplanada do museu, Tiago Reatto vai apresentar canções como “No dia em que eu saí de casa”, “Estrelinha” e “Santa Maria do Brasil”, entre outros clássicos da música caipira.

Além disso, no sábado e no domingo, das 10h às 16h, nos jardins do Museu Casa de Portinari, educadores realizam brincadeiras tradicionais que remetem aos tempos de infância do menino Candinho, com jogos de peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha e bilboquê, além de livros infantis sobre a obra do artista. Ao término das atividades as famílias recebem um certificado de participação.

A programação de domingo (8) também se estende para as mídias sociais. Às 14h, a instituição vai compartilhar o trabalho do artista Renato Figueiredo, que, desde 1995, expressa sua arte com a técnica mista em spray, acrílico e outras. O universo de seu personagem/pseudônimo “Erre”, menino sonhador que tem uma chaminé na cabeça por onde transitam seus sonhos e devaneios é tema de seus trabalhos. 

Já na quarta-feira (11), a partir das 10h, será exibido um documentário sobre a vida e a obra de Candido Portinari, na sala principal da instituição.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h, sempre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, incluindo a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação completa.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.