Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Programação do Museu Casa de Portinari exibe o documentário “À mesa com Portinari – culinária típica italiana”

Publicado em: 05 Ago 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a agenda ainda traz jogos e brincadeiras dos tempos do menino Candinho, trabalhos manuais dos artesãos da cidade, memórias afetivas de Portinari sobre Brodowski e o compartilhamento de conteúdos pelas mídias sociais

A programação do Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, estará ainda mais “saborosa” nos próximos dias. Destaque para a ação “Quartas com Arte” que na quarta-feira (10), a partir das 19h, vai exibir o documentário “À mesa com Portinari – Culinária típica Italiana”, na sala principal do Museu. 

Na terça-feira (9), às 14h, serão compartilhadas nas mídias sociais do Museu as notícias que foram destaque no jornal “A Cidade”, de Brodowski, em 9 de agosto de 1942, há 80 anos. A série “Neste Dia” traz a edição do periódico do Sr. Lauro João Almeida Pinto que registrou fatos e nomes conhecidos até hoje. 

Já no fim de semana, o destaque na programação vai para o projeto “Família no Museu” com diversos jogos e brincadeiras tradicionais que remetem aos tempos de infância do menino Candinho. Peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, amarelinha, além de livros infantis sobre a vida e obra do artista, são algumas das atividades divertidas que acontecem no sábado (6) e no domingo (7), das 10h às 16h.

Além disso, nos mesmos dias e horários, os jardins da instituição receberão a tradicional Feira de Artesanato com trabalhos desenvolvidos por artesãos de Brodowski, uma forma de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

E no domingo (7), às 10h, nas mídias sociais, a ação “Portinari por Ele Mesmo”, produzido pelos educadores da instituição, com memórias do artista em relação à Brodowski, seus laços afetivos com familiares, amigos, lugares, vivências e com tantos outros elementos de sua terra natal que tanto lhe serviram de inspiração ao longo da vida.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.