Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Museu Casa de Portinari exibe documentário “80 anos da Capela da Nonna”

Publicado em: 16 Set 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a programação para os próximos dias ainda traz jogos e brincadeiras dos tempos do menino Candinho, trabalhos manuais de artesãos da cidade, live sobre design criativo e audiodescrição da obra “As Raças”, nas mídias sociais

O grande destaque da programação do Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, é a exibição do documentário “80 anos da Capela da Nonna”, que acontece na próxima quarta-feira (21), a partir das 19h, na sala principal da instituição.

Portinari mandou construir a Capela da Nonna, em 1940, para que sua avó, dona Pelegrina, pudesse fazer suas orações uma vez que ela já estava com a saúde debilitada e, por isso, impossibilitada de ir à igreja de Brodowski. O espaço abriga um dos mais importantes conjuntos de obras sacras de Candido Portinari que retratou os santos prediletos da avó dando a eles a fisionomia de amigos e parentes.

Também na quarta-feira (21), às 15h, o setor educativo do Museu Casa de Portinari realiza uma live com o artista visual André Costa. Ele vai falar sobre o projeto “Cooperativa do Design Criativo”, atividade que visa trabalhar oficinas artísticas a partir da reutilização de materiais descartados, abordando questões como destinação correta de resíduos, diminuição do impacto ambiental, sensibilização social e reflexos para a economia e a qualidade de vida, ao possibilitar aos cidadãos a opção do empreendedorismo por meio da arte e do design.

Mais cedo, às 10h, as mídias sociais da instituição, como Facebook, Instagram e Youtube, também irão compartilhar um vídeo em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), exibindo a obra “As Raças”, produzida por Portinari (1955). A ação contará com audiodescrição, compondo a edição especial do projeto “Pela Janela”. 

Aos finais de semana, nos jardins do Museu Casa de Portinari, são realizadas as tradicionais brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho, ação que integra o projeto “Família no Museu”. Peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, amarelinha, além de livros infantis sobre a vida e obra do artista, são algumas das atividades divertidas que acontecem neste sábado (17) e no domingo (18), das 10h às 16h.

Nos mesmos dias e horários, os jardins do Museu receberão a famosa Feira de Artesanato com produções desenvolvidas por artesãos de Brodowski, sendo uma forma de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.