Fim de semana repleto de atrações na programação do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP)

Publicado em: 04 nov 2022
Museu Casa de Portinari

Além do projeto Família no Museu, com jogos e brincadeiras dos tempos da infância do menino Candinho, a agenda também terá Feira de Artesanato Presencial e Virtual, exibição de documentário e roda de conversa sobre o Dia do Imigrante Italiano, curiosidades do passado e o que Dom Helder Câmara falou sobre Candido Portinari

     O Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou uma ampla programação gratuita com várias atrações para esse fim de semana, em Brodowski (SP).


     No sábado (5) e no domingo (6), das 10h às 16h, os jardins do museu receberão o projeto “Família no Museu”, com as tradicionais brincadeiras dos tempos de infância do menino Candinho. Peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, além de livros infantis sobre a vida e obra do artista, estão entre os destaques. Ao final, os grupos familiares participantes recebem o certificado de “Família Legal”.

     Nos mesmos dias e horários, o museu também recebe a tradicional Feira de Artesanato com a participação dos artesãos de Brodowski. O objetivo é apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

     Já na quarta-feira (9), às 19h, será exibido documentário com o tema “Dia do Imigrante Italiano”, na sala principal da instituição. Em seguida, o setor educativo promove uma roda de conversa para ampliar o debate sobre a importante participação dos imigrantes italianos para o desenvolvimento de Brodowski e de toda a região. Vale lembrar que Candido Portinari era filho de italianos oriundos de Chiampo, na região do Vêneto (Itália) que, aliás, foi considerada cidade-irmã de Brodowski, em 2019, por ser o berço da família Portinari.

     Agenda Virtual


     A programação do Museu Casa de Portinari também acontece nas mídias sociais. No sábado (5), às 10h, a ação “Neste Dia”, vai compartilhar o que foi noticiado em 5 de novembro de 1944, portanto, há 78 anos, no jornal “A Cidade” do Sr. Lauro João Almeida Pinto. Entre os fatos curiosos, há notícias dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial, da celebração do feriado de finados, dos preparativos para o fim do ano, notícias da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, e, claro, os aniversariantes e informes gerais da cidade!

     O projeto “Portinari Por Eles”, vai compartilhar, no domingo (6), às 10h, o que Dom Hélder Câmara (1909-1999), que foi Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos humanos, falou sobre Candido Portinari.

     Ainda nas mídias socias, a próxima edição da Feira de Artesanato Virtual será na próxima quarta-feira (9), às 14, quando será compartilhado o trabalho de um(a) artesão(ã) da cidade.

     Visitação


     O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.