Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), tem programação que celebra o Dia da Consciência Negra

Publicado em: 18 Nov 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a agenda ainda traz Feira de Artesanato, as tradicionais brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho, além de exibição de documentário sobre a vida e obra do artista

Neste domingo (20), o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza uma programação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra (20). Às 9h, Con Silva, artista visual e ativista do Movimento Negro Preconceito e Resistência, ministrará um bate-papo sobre o tema “Preconceito e Resistência”. Em seguida, às 10h, o museu compartilha, nas mídias sociais, o depoimento de história oral de Maria do Carmo Valério, ícone de luta e representatividade das mulheres negras da cidade.

Além disso, aos finais de semana, o Museu Casa de Portinari promove as tradicionais brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho. Neste sábado (19) e no domingo (20), das 10h às 16h, os pequenos poderão brincar de peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, além de conhecerem livros infantis sobre a vida e obra do artista.

Nos mesmos dias, também das 10h às 16h, os jardins da instituição receberão a tradicional Feira de Artesanato com participação dos artesãos de Brodowski, sendo uma forma de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

Já na quarta-feira (23), às 14h, será compartilhada, nas mídias sociais, a Feira de Artesanato Virtual com diversos trabalhos manuais. Na legenda do vídeo será possível encontrar o contato para a aquisição das peças. Acesse e confira.

Outro destaque é a ação “Quartas com Arte”. Na próxima quarta-feira (23), a partir das 19h, na sala principal do Museu Casa de Portinari, será exibido o documentário “Caminhos de Portinari”, seguido de uma roda de conversa sobre o tema.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.