Programação do Museu Casa de Portinari traz exposição de fósseis e minerais

Publicado em: 09 dez 2022
Museu Casa de Portinari

Totalmente gratuita, a agenda ainda tem jogos e brincadeiras dos tempos de infância do menino Candinho, Feira de Artesanato e palestras sobre Direitos Humanos

Neste domingo (11), a partir das 10h, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, recebe uma exposição de fósseis e minerais, seguida de oficina de escavação. A ação vai ensinar noções sobre a busca e análise de elementos e aspectos que possam revelar a história da formação geológica da região, ao longo de milhares de anos.

Além disso, aos finais de semana, a instituição realiza as tradicionais brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho. Neste sábado (10) e no domingo (11), das 10h às 16h, os pequenos poderão brincar de peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, além de conhecerem livros infantis sobre a vida e obra do artista.

Nos mesmos dias e horários, os jardins da instituição também receberão a tradicional Feira de Artesanato com participação dos artesãos de Brodowski, sendo uma forma de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

Outro destaque da programação é a ação “Quartas com Arte”. Na próxima quarta-feira (14), a partir das 19h, na sala principal da instituição, será exibido o documentário “Candido Portinari: Um legado para os brasileiros”, seguido de uma roda de conversa sobre o tema.


Campanha Sonhar o Mundo

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, no sábado (10), às 9h, o Museu Casa de Portinari realiza uma roda de conversa com o artista Macalé, sobre o tema “Preconceito e Resistência através da Arte”, partindo do pressuposto de que a arte deve atuar também como instrumento de transformação social.

Pelas mídias sociais, no domingo (11), às 16h, a instituição compartilha um vídeo da artista Tábata Costa Pacheco abordando conceitos sobre Direitos Humanos.

Já na quarta-feira (14), às 9h30, acontece uma roda de conversa com a Profa. Dra. Tereza Cristina Rodrigues Villela, sobre “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Deficiência e Acessibilidade em Museus”.


Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.