Galeria Multimídia com a obra completa de Candido Portinari é destaque na programação do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP)

Publicado em: 03 fev 2023
Museu Casa de Portinari

Com acesso gratuito, a projeção tem mais de 5.300 obras catalogadas com informações sobre as diversas fases da história do artista

Inaugurada recentemente, a Galeria Multimídia com a obra completa de Candido Portinari, é um dos destaques da programação do Museu Casa de Portinari em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari.

Nas paredes da sala onde foram instalados quatro projetores de alta resolução, são exibidas, permanentemente e em ordem cronológica, as mais de 5.300 criações de Portinari registradas no catálogo Raisonné, publicação que traz o conjunto da obra que o artista produziu até o final de sua vida.

O percurso ainda conta com um totem interativo que exibe uma coletânea com cerca de 200 obras emblemáticas de Portinari, entre elas, as das séries “Músicos”, “Casamentos”, “Chorinho”, “Frevo”, “Paisagens de Brodowski”, “Jogos Infantis”, “Circo”, “Trabalho no Campo”, “Jangadas e Pescadores”, “Tipos Étnicos”, “Cangaceiros”, “Fauna e Flora”, “Descobrimento”, “Ciclos Econômicos”, “Arte Sacra” e “Retirantes”, além de obras únicas do pintor como a conhecida “Tiradentes”.

A iniciativa conta com recursos do Governo de São Paulo, patrocínio do Instituto Credicitrus parceiro oficial do projeto, e apoio do Projeto Portinari.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br.