Museu Casa de Portinari terá concerto de viola caipira para celebrar os 53 anos da instituição

Publicado em: 16 mar 2023
Museu Casa de Portinari

Simultaneamente, a programação especial de aniversário também traz Feira de Artesanato, as tradicionais brincadeiras que remetem crianças e adultos aos tempos de infância do menino Candinho, e compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, completou 53 anos no último dia 14 de março (terça-feira) e a programação especial de aniversário está repleta de atrações.

No domingo (19), às 10h, o Museu apresenta o concerto solo de viola caipira “Revoredo”, com José Gustavo Julião de Camargo. No repertório, grandes sucessos da Música Popular Brasileira, como “Garota de Ipanema” e “Chega de Saudade”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e muito mais com arranjos autorais.

Além disso, para apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa do município, a programação também terá, no sábado (18) e domingo (19), das 10h às 16h, a tradicional Feira de Artesanato dos artesãos de Brodowski.

Nos mesmos dias e horários, o projeto “Família no Museu” oferece, nos jardins da instituição, as tradicionais brincadeiras que remetem aos tempos de infância de Candinho. Os pequenos poderão brincar de peteca, pião, bolinhas de gude, bugalha, bilboquê, além de conhecerem livros infantis sobre a vida e obra do artista.

Pelas mídias sociais, no domingo (19), às 14h, a Equipe de Edificação compartilhará um vídeo sobre ações de medidas preventivas. Confira a importância da iluminação de emergência para a casa de Candido Portinari.

História

Em dezembro de 1968, a casa da família Portinari foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No ano seguinte, o imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo, e, em 22 de janeiro de 1970, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Com esforços da família do artista, do município e do Estado, o museu foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.