Museu Casa de Portinari terá projeto “Família no Museu” e a tradicional Feira de Artesanato

Publicado em: 18 mai 2023
Museu Casa de Portinari

A programação gratuita ainda traz apresentação musical do Barranco Trio, com mistura de ritmos e valorização da cultura do interior, encerrando a participação do equipamento na Semana Nacional de Museus

A programação do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, terá atrações para todos os públicos nos próximos dias de maio, incluindo mais uma participação na 21a Semana Nacional de Museus.

No sábado (20) e no domingo (21), das 10h às 16h, os jardins da Casa de Portinari recebem a tradicional Feira de Artesanato com participação dos artesãos da cidade. A ação destaca produções e técnicas de trabalhos manuais, além de apoiar e incentivar a geração de renda por meio da economia criativa.

No sábado (20) e no domingo (21), das 10h às 16h, também nos jardins do Museu, será realizada mais uma edição do “Família no Museu”, que visa proporcionar momentos de interação entre pais e filhos, incentivando as famílias a conhecerem e a frequentarem museus e instituições culturais. Após a visita mediada serão propostas atividades de leitura compartilhada, jogos e brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho. Os participantes ainda receberão o certificado de “Família Legal”.

No domingo (21), às 10h, o Museu Casa de Portinari realiza sua última atividade em colaboração com a 21a Semana Nacional de Museus, organizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. O Barranco Trio vai apresentar um repertório musical que mistura a performance dos instrumentistas com linguagens jazzística, progressiva e funk, além de ritmos brasileiros e regionais estabelecidos na memória, nos costumes e na cultura do país. E, se não bastasse tudo isso, o grupo ainda consegue traduzir a atmosfera de ruas e bairros típicos de cidades do interior, como uma celebração às origens urbanas.

Na quarta-feira (24), às 10h, as mídias sociais do Museu (Instagram: @museucadeportinari | Facebook: /museucasadeportinari) compartilham a Feira de Artesanato Virtual, que também incentiva a economia criativa e dá oportunidade para que artesãos locais divulguem seus trabalhos. Na legenda do post será possível encontrar o contato para aquisição das peças exclusivas.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.