Museu Casa de Portinari terá projeto “Museu vai à Escola” e ação de incentivo ao plantio de árvores

Publicado em: 26 mai 2023
Museu Casa de Portinari

A programação é gratuita e o público ainda pode visitar a Galeria Multimídia com a obra completa de Candido Portinari projetada em uma exposição imersiva na instituição, em Brodowski (SP)

A programação do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, traz várias opções de cultura, diversão e lazer, nos próximos dias, começando pelas mídias sociais.

No domingo (28), às 10h, as mídias sociais do Museu (Instagram: @museucadeportinari – Facebook: /museucasadeportinari) vão compartilhar a ação “Ofereça sombra, plante uma árvore”, que visa incentivar o plantio de árvores de forma a contribuir para o aumento de áreas verdes principalmente nos centros urbanos. Além combater o efeito estufa, também ajuda na conservação das águas, na melhora do equilíbrio ambiental e na qualidade de vida das pessoas. Por meio do plantio, o Museu Casa de Portinari também faz a compensação da emissão de carbono resultante de suas atividades. Nessa ação online, o público pode participar compartilhando fotos com a hashtag #OfereçaSombra e marcando a instituição. Quanto mais a mensagem for propagada melhor será para o meio ambiente.

Já na terça-feira (30) e na quinta-feira (1/2), às 10h, será publicado o álbum do projeto “O Museu vai à Escola”, que mostra clicks da visita da Equipe Educativa ao Colégio Antônio Frata, EMEF Tiradentes, CEMEIT Carmo Eurípedes e EMEF Elza Leite, em Brodowski (SP). Trata-se de uma ação educativa, desenvolvida há muitos anos pelo Museu Casa de Portinari, para difundir o legado de Candido Portinari e destacar a forte relação do artista com sua terra natal. Outro objetivo é promover a formação e construção da cidadania por meio da interação com o patrimônio cultural, novos conhecimentos e novas experiências.

O público ainda pode aproveitar para conferir a Galeria Multimídia que projeta em uma exposição imersiva no Museu, em ordem cronológica, as cerca de 5.400 obras de Candido Portinari registradas no Catálogo Raisonné. Além disso, o equipamento também oferece um acervo único de pinturas murais que inclui o conjunto de obras sacras da Capela da Nonna, considerado um dos mais importantes na trajetória do artista, além de vários outros itens da coleção e demais atrações para todos os públicos.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.