Museu Casa de Portinari inaugura a instalação “Centenário da obra Baile na Roça”, ícone da criação do artista

Publicado em: 07 jun 2023
Museu Casa de Portinari

A programação gratuita ainda traz o projeto Domingo com Arte (presencial e virtual), participação na #MuseumWeek, Feira de Artesanato e exibição de vídeo sobre Sustentabilidade nas mídias sociais

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou uma programação especial e gratuita com opções de cultura, diversão e lazer, para o feriado de Corpus Christi e o próximo fim de semana.

De quinta-feira (8) até domingo (11), das 10h às 16h, os jardins do Museu Casa de Portinari recebem a tradicional Feira de Artesanato com grupos de artesão locais, como forma de incentivar o empreendedorismo, a economia criativa e a geração de renda, além de promover inclusão social e cidadania.

No sábado (10), às 10h, o Museu participa da #MuseumWeek, compartilhando, nas mídias sociais, vídeo sobre a importância do Patrimônio Natural e das plantas nativas, mostrando também as espécies da região ecológica central do Estado de São Paulo em que está localizada a Casa de Portinari. Acesse pelos perfis: YouTube (/casadeportinari), Twitter (@casadeportinari), Instagram (@museucadeportinari) e Facebook (/museucasadeportinari).

Domingo com Arte

E como sempre acontece no segundo final de semana de cada mês, o Museu casa de Portinari vai realizar mais uma edição do projeto “Domingo com Arte”. Das 10h às 16h, no domingo (11), a ação vai promover um encontro do público com artistas da cidade e região, e grupos de artesanato da comunidade. Os visitantes poderão apreciar o fazer artístico, em tempo real. Ver um artista pintando ou esculpindo, por exemplo, apresentando suas produções em múltiplas linguagens. 

Ainda no “Domingo com Arte” será lançada a instalação “Centenário da obra Baile na Roça”, nos jardins do Museu. A instalação trará uma réplica do quadro, além de personagens e objetos alusivos a ele, que servirão como cenário para que o público possa interagir, fotografar e compartilhar nas mídias sociais. A obra “Baile na Roça”, foi pintada em óleo sobre tela, por Candido Portinari, em 1923, no período em que estudava na Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma das criações mais importantes do artista que retrata essa forte tradição do meio rural, na qual pessoas “da roça” se reuniam em bailes animados por sanfoneiros (ou tocadores de outros instrumentos da cultura caipira) com ritmos típicos predominantes no interior paulista do século XX.

O lançamento da instalação ainda contará com a apresentação da “Orquestra de Violas Rio Pardo”, de Jardinópolis (SP), projeto formado há oito anos pelo Prof. Cássio Fonseca.  A iniciativa reúne músicos de várias idades, amadores e profissionais, que compartilham dos ideais do amor à música e da valorização da cultura caipira. O repertório terá peças instrumentais clássicas do cancioneiro caipira brasileiro.

Domingo com Arte Virtual

Também no domingo (11), a partir das 14h, será realizado o Domingo com Arte Virtual, com o artista plástico Carlos Tarocco, de Ribeirão Preto, que começou a se desenvolver artisticamente logo aos três anos de idade. Aos 10, já demonstrava habilidade, destreza e sensibilidade para ajudar estudantes de artes a concluírem seus trabalhos. Como autodidata, Tarocco praticou diversas técnicas que o levaram a desenvolver e a usar a própria identidade e estilo. Define-se, atualmente, como um artista contemporâneo, que exprime seus sentimentos e vivências. Ao longo da carreira participou dos principais Salões de Artes e exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Possui uma extensa produção artística em acervos de colecionadores particulares assim como em instituições públicas brasileiras e de inúmeros países.

Visitação

O Museu Casa de Portinari está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP), e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.