Ir para o conteúdo

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra quatro equipamentos culturais pertencentes ao Governo do Estado de São Paulo: Museu Casa de Portinari, em Brodowski, Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, Museu H. P. Índia Vanuíre, em Tupã, e Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo.

A ACAM Portinari tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, através da colaboração técnico-operacional e financeira. Por meio de seu trabalho, a Associação dá subsídios que favorecem a qualificação das instituições como centros regionais de referência na área museológica e polos irradiadores das políticas públicas da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Foto da fachada da ACAM Portinari

Missão, Visão, Valores e Objetivos

Missão

Como Organização Social, a ACAM Portinari tem como missão gerir as unidades museológicas por meio de pesquisas, conservação e difusão dos acervos, com responsabilidade socioambiental, contribuindo para o desenvolvimento humano e comprometendo-se com a justiça social, a democracia e a cidadania.

Visão

Ser referência na gestão de equipamentos culturais da área museológica, baseado nos princípios da economicidade, transparência e qualidade técnica dos serviços prestados.

Valores

  • Qualidade em atendimento;
  • Equipes de trabalho comprometidas e realizadas;
  • Responsabilidade com a preservação e conservação do patrimônio;
  • Responsabilidade com a sustentabilidade;
  • Responsabilidade com a ética;
  • Compromissos sociais;
  • Compromissos educativos.

Objetivos

  • Atuar de forma efetiva na gestão para a preservação e difusão do patrimônio e da memória;
  • Buscar continuamente o aperfeiçoamento na prestação de serviços e no relacionamento com o público através de uma gestão eficiente dos equipamentos museológicos.
Pessoas sentadas em puffs vermelhos e brancos assistindo uma apresentação

Sobre as organizações sociais

As Organizações Sociais de Cultura (OS) são um modelo de administração previsto na Lei Complementar n° 846/98, da gestão do governador Mário Covas. Essa Lei permite transformar instituições sem fins lucrativos, que já atuem na área cultural, em Organizações Sociais, transferindo a elas a responsabilidade da gestão de espaços públicos antes geridos pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado.

Uma OS jamais terá posse de um espaço estatal, ela apenas assume a administração, que é feita sob a fiscalização de um Conselho e com base no contrato de gestão, ambos aprovados pelos respectivos departamentos da Secretaria. Estes, em caso de não cumprimento do estabelecido no contrato por parte da Organização, poderão determinar sua desqualificação e outras sanções.

As Organizações Sociais são mais uma medida no sentido de transformar o Governo do Estado de São Paulo em um aparelho gestor de políticas públicas, deixando a cargo do mercado a atividade de execução, o que flexibiliza a aferição de melhores resultados com menores custos. Outro ponto importante desta medida é o acompanhamento a ser realizado pela população.

Legislação aplicada as OS (Organizações Sociais)

  • Lei complementar n° 846/98
  • Decreto n° 43.493/98
  • Decreto n° 50.611/2006
  • Lei n° 9.637/98
  • Lei n° 9.790/99

Localização e expediente ACAM

A ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao ACAM Portinari está localizada na cidade de Brodowski, interior paulista, a aproximadamente 330km da capital. O principal acesso é pela rodovia Candido Portinari, entre Ribeirão Preto (23km) e Batatais (12km), no seguinte endereço:

Rua João Brisotti, 128
Centro – Brodowski/SP
CEP 14340-000

Telefone: +55 (16) 3664-6644
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Veja a localização no Mapa