Localizado na capital de São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, trata-se de um novo conceito de museu, que nasce com uma proposta inovadora de gestão compartilhada, com o fortalecimento do protagonismo indígena. Um museu público, em uma metrópole, que reúne pessoas de diferentes etnias.
Um espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias.
O novo espaço é uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.
Em parceria com o Governo do Estado, a gestão do Museu é realizada pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura, e, pelo Instituto Maracá – associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena.
Museu das Culturas Indígenas
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h
Entrada: R$15,00 inteira – R$7,50 meia; gratuita às quintas-feiras
Ingressos: on-line pela Sympla (confira a Política de Gratuidade e Meia-entrada)
Informações: +55 (11) 3873-1541
contato@museudasculturasindigenas.org.br
www.museudasculturasindigenas.org.br