Até 31 de janeiro, acontece em Brodowski um dos mais tradicionais projetos do Museu Casa de Portinari: o “Férias no Museu”. De terça a domingo, crianças participam de atividades culturais que fizeram parte da infância e das obras de Candido Portinari. Entre as brincadeiras oferecidas na esplanada da instituição estão as preferidas de Candim – apelido de infância do pintor -, como pião, pipa, pula-carniça e peteca.
Nesta edição, também serão realizadas oficinas de confecção de bonecas de pano, desenho, pintura corporal, “jogos malabarísticos” e vivência teatral, além da apresentação da peça “Chapeuzinho Vermelhô?”, no dia 20/1, às 16h30, com o grupo de teatro “Os Profiçççionais”.
Janeiro é o mês da diversão no Museu Índia Vanuíre, em Tupã. Crianças de 6 a 12 anos irão participar do projeto “Oficinas de Férias”, que inclui os tradicionais jogos da memória e quebra-cabeça, além de atrações que irão aproximar os participantes da cultura indígena e ressaltar a importância da preservação da memória individual.
As atividades têm como objetivo proporcionar lazer para os pequenos e estimular a habilidade motora, a criatividade e a concentração, por meio de atividades relacionadas à educação e ao entretenimento.
Para celebrar os 110 anos de Portinari e o primeiro centenário de Brodowski, o Museu Casa de Portinari e a Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, realizam uma mostra digital no espaço da antiga estação ferroviária. A exposição “Trem da História” é dividida em quatro módulos: “Assim Começou…”, “Brodowski em 100 clicks”, “Carta de Paris” e “Galeria Virtual”, que abordam a criação da estação e o engenheiro Alexandre Brodowski, a trajetória do município por meio de fotos, a carta enviada por Portinari de Paris em que ele relata seu amor à terra natal, e a obra plástica do artista.
Com entrada gratuita, a mostra está em cartaz de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h, e das 13h às 17h. A antiga estação ferroviária está localizada na Praça Martim Moreira, s/nº.
Está em cartaz no Museu Índia Vanuíre, em Tupã, a exposição “Harald Schultz: Fotógrafo Etnógrafo”. A mostra reúne fotografias tiradas durante quase 30 anos pelo antropólogo Harald Schultz em expedições por diversos grupos indígenas brasileiros.
As imagens selecionadas fazem parte de uma coleção composta por 1.127 mil slides do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) e destacam aspectos relativos à estética indígena obtida pela ornamentação do corpo com pinturas e adornos, sobretudo os plumários. O público pode visitar a itinerância de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Os museus Casa de Portinari e Índia Vanuíre já começam o ano a todo vapor, com novas edições das atividades que fizeram sucesso em 2012. Em Brodowski, no último fim de semana de janeiro (27/1) o “Domingo com Arte” reúne artistas e o público em uma atmosfera de exaltação a arte e a cultura.
Já em Tupã, o público poderá participar do “Em Cartaz no Museu” e “Museu e Cidadania”, às quartas-feiras. Outra atração que retorna à programação, porém com um novo nome, é o “Todo Dia é Dia de Índio”, que agora se chama “Índio no Museu”. Oferecidas gratuitamente, as atividades têm como objetivo aproximar os moradores dos municípios do universo contido nos equipamentos museológicos.
A ACAM Portinari respeita a sua privacidade. Não vendemos ou distribuímos seu cadastro a terceiros, pois faz parte de nossa conduta de respeito. Você se cadastrou para receber este e-mail, esperamos que tenha apreciado as informações nele contidas. Para quaisquer dúvidas, contate-nos