Ir para o conteúdo

10EPM: SEMINÁRIO SOBRE WALDISA RÚSSIO OCORRE NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Publicado dia 02/07/2017 por Acam Portinari

Ação, que integra programação do Encontro Paulista de Museus, seria feita no Instituto de Estudos Brasileiros da USP

O seminário “O Legado de Waldisa Rússio: liderança, formação, ética profissional e pesquisa em museologia” – integrante do 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM) e que seria realizado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP) – foi transferido para o Auditório Simón Bolivar, no Memorial da América Latina. Dia e horário continuam os mesmos: 20 de julho, a partir das 14h30. O 10EPM é realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari.

A mudança foi feita para garantir maior acesso ao público, uma vez que o auditório comporta maior número de pessoas. Com a alteração, toda programação do último dia do 10EPM concentra-se no Memorial da América Latina – com exceção às oficinas feitas em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, que seguem com cronograma e local inalterados.

O seminário conta com a abertura de representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Secretaria da Cultura do Estado e IEB-USP; duas palestras e um painel (confira ao fim do texto).

“Waldisa Rússio foi uma das maiores museólogas da história do País. Seu trabalho, além de fundamental para estruturar o setor, especialmente a museologia paulista, é de tal maneira atual que merece sempre ser revisitado”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC SISEM-SP), Davidson Kaseker.

O interessado no seminário pode efetuar sua inscrição juntamento com a do 10EPM. Para isso, basta clicar AQUI. Quem já se inscreveu já está com a vaga garantida.

Programação

– Abertura com representantes do Ibram, SEC-SP e IEB-USP;
– Palestra “Waldisa Rússio e a política no campo museológico”, com Inês Gouveia;
– Painel com Camila Moraes Wichers (“Museologia como trabalho social – formação e práticas na trajetória profissional de Waldisa Rússio”) e Léa Blezer (“Formação em museologia em nível de pós-graduação – o pioneirismo de Waldisa Rússio no Brasil”). Mediação: Profª Maria Cristina Bruno;
– Palestra “O legado teórico de Waldisa Rússio: análise e reconhecimento de seus estudos, baseados em experiências empíricas em museus brasileiros para a teoria museológica internacional”, com Viviane Sarraf.

SERVIÇO

Seminário “O Legado de Waldisa Rússio: liderança, formação, ética profissional e pesquisa em museologia”
Onde: Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664
Quando: 20 de julho, a partir das 14h30
Inscrições: AQUI

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais