Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Alunos do Curso de Capacitação aprendem técnicas de documentação museológica e conservação preventiva

Publicado dia 20/02/2015 por Acam Portinari

Promovido pelo SISEM-SP e a ACAM Portinari, a atividade acontece no Museu Pelé, em Santos, com adesão gratuita

Em março, os alunos da edição 2015 do Curso de Capacitação para Museus (CCM) aprenderão as principais técnicas sobre documentação museológica e conservação preventiva. Idealizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), o segundo módulo da atividade ocorre nos dias 9, 10 e 11 do mês.

Nos primeiros dias (9 e 10/3), a professora Marilúcia Botallo discorrerá a respeito do primeiro tema, que, partindo da noção de salvaguarda patrimonial, discutirá os principais procedimentos, os métodos de catalogação, a incorporação e baixa de objetos, as novas mídias e a informatização da gestão de acervos, entre outros assuntos.

“Esta disciplina é importante para preparar os profissionais que atuam em instituições de natureza pública ou privada e que mantêm acervos. Os métodos apresentados orientarão sobre os princípios de organização e gestão, e seus processos de coleta, controle e disponibilização de informações e coleções”, explica Marilúcia, que é museóloga documentalista especializada em Gestão de Informações em Museus e Gestão Museológica, além de doutora em ciências da informação e mestre em Artes, ambas pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (USP).

Já em 10 e 11 de março, acontece a disciplina de conservação preventiva, ministrada pela museóloga Andrea Zabrieszach, que apresentará aos estudantes os conceitos-chaves de salvaguarda, identificando os principais fatores de risco às coleções e orientando na criação de um programa de conservação.
Para Andrea, o patrimônio imóvel, móvel e imaterial de uma sociedade formam a caracterização única e constituem uma riqueza cultural que a distingue das demais. “A preservação representa o fio condutor invisível que une as gerações passadas, presentes e futuras, além de corroborar o objetivo das instituições, tais como museus, arquivos e bibliotecas. Nesse sentido, seus conceitos, práticas, técnicas e ética norteiam as ações de preservação, instituindo as ferramentas imprescindíveis para a manutenção do patrimônio cultural”, finaliza.

Andrea é formada em Museologia pela UniRio, cursa mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP e, desde 2007, é professora titular das matérias “Conservação de Acervos em Museus”,  “Processos Biodeteriorativos” e “Documentação em Museus” do Curso Técnico de Museologia na ETEC Parque da Juventude.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apóia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

 

 

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais