Ir para o conteúdo

CADASTRO ESTADUAL DE MUSEUS DE SÃO PAULO DISPONIBILIZA DADOS ABRANGENTES DAS INSTITUIÇÕES MUSEAIS PARA PESQUISA PÚBLICA

Publicado dia 26/06/2020 por Acam Portinari

Listagem reúne informações e proporciona maior visibilidade aos museus

O Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), instrumento de política pública elaborado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e executado pelo Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP), se constitui como fonte de informações sistematizadas sobre os museus paulistas em toda a sua diversidade.

Entre suas principais funções estão a disponibilização de informações básicas para consulta pública e a ampliação da visibilidade das instituições junto ao público. O cadastro também é mais uma forma de os museus divulgarem suas atividades a pesquisadores, estudantes e interessados pela museologia no estado São Paulo.

O CEM-SP disponibiliza a todos os usuários da Plataforma ADA informações institucionais, com o objetivo de qualificar a experiência do visitante aos equipamentos culturais. Todos os dados que possam afetar a governança da instituição ou a salvaguarda do acervo museológico são mantidos em sigilo. No link https://cem.sisemsp.org.br/instituicao está a área aberta ao público em geral para consultas sobre as instituições cadastradas no CEM-SP – atualmente, são 212. Por deliberação do Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM), mesmo as instituições que se encontram em processo de estruturação museológica estão na listagem disponível para pesquisa.

A lista está disponibilizada em ordem alfabética, mas também é possível fazer uma busca refinada por nome da instituição, cidade, região administrativa e por representação regional.

Na página de cada museu, há um perfil detalhado com todas as informações fornecidas pelos museus, como um texto de apresentação da instituição, dias e horários de funcionamento, endereços e meios de contato. Outros dados como cobrança ou não de entrada (e seus respectivos valores, quando for o caso), número de colaboradores, balanço de visitantes, número de peças inventariadas, assim como dados estruturais podem ser consultados. “Uma das contrapartidas do CEM-SP é o apoio na divulgação dos museus cadastrados, por isso, a Plataforma ADA possui uma área aberta a todos os usuários para a consulta de informações das instituições inseridas no CEM-SP. A listagem traz um completo raio X dos museus e é uma ótima fonte de pesquisa para que se conheça o perfil de cada um deles”, diz  Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

Confira no vídeo tutorial como fazer a pesquisa e as vantagens de acessar essas informações para planejar suas visitas futuras.

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais