Ir para o conteúdo

Casa de Portinari apresenta a mostra Capela da ‘Nonna’ em Piracicaba

Publicado dia 30/05/2014 por Acam Portinari

Exposição, que chega ao Museu Prudente de Moraes no dia 30/5, percorrerá cidades paulistas nos próximos meses; a entrada é gratuita

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), reproduziu, por meio de painéis e recursos cênicos a beleza do lugar que Candido Portinari pintou em 1941, especialmente para a avó Pellegrina orar. A mostra temporária “Capela da ‘Nonna’: Fé, Religiosidade e Artepoderá ser vista gratuitamente a partir de 30 de maio, no Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba.

No espaço, recriado com as mesmas dimensões da capela original, localizada nos jardins do Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), estão impressos São Francisco de Assis, Santa Luzia, São Pedro, São João Batista, a Sagrada Família, entre outras figuras sacras admiradas pela família. As imagens dos santos têm as formas de parentes e amigos de Portinari, uma tradição presente na pintura do século XV retomada por Portinari, principalmente entre artistas flamengos e italianos. Para ser ainda mais esclarecedora, esses detalhes estarão disponíveis para conhecimento em painéis que também podem ser apreciados no ambiente.

“A réplica da Capela da ‘Nonna’ tem dois grandes méritos: primeiramente, compor uma programação que complementará a tão esperada reabertura do museu, após o seu restauro, alcançar novos públicos, fortalecer a atuação extramuros da instituição e estimular o interesse na visita ao museu. Em seguida, dar a conhecer este conjunto de arte sacra tão significativo e ímpar na obra de Candido Portinari, em forma de capela, dentro da própria residência da família, feita para a avó num gesto de amor e carinho. Sem dúvida, um diferencial e ponto alto do Museu Casa de Portinari”, explica a diretora do museu, Angelica Fabbri.

Também fazem parte da itinerância uma sala com projeções de vídeos sobre o pintor, uma releitura dos jardins do Museu Casa de Portinari, com os canteiros que formam a palavra DIO (Deus em italiano), as roseiras cultivadas por Dona Domingas, mãe do artista, e textos com informações sobre a vida e obra de Portinari e a história do Museu.

A mostra estará em cartaz no Museu Prudente de Moraes, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, até dia 27 de julho. O espaço fica localizado na Rua Santo Antônio, nº 641, no Centro. Outras informações pelo telefone (19) 3422-3069, no site museucasadeportinari.org.br ou nas páginas do museu nas mídias sociais Facebook e Twitter.

Serviço:
 Exposição “Capela da ‘Nonna’: Fé, Religiosidade e Arte” Período: de 30/5 a 27/7/2014
Local: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641, Centro – Piracicaba/SP
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Informações: (19) 3422-3069
Entrada: gratuita

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais