Ir para o conteúdo

DIA DO MUSEÓLOGO É CELEBRADO EM 18 DE DEZEMBRO

Publicado dia 18/12/2018 por Acam Portinari

Hoje, 18 de dezembro, comemora-se o Dia do Museólogo, profissão regulamentada em 1984 e que tem seus direitos garantidos pelos Conselhos Regionais de Museologia (COREMs) e pelo Conselho Federal de Museologia (COFEM).

Apesar de regulamentada na década de 1980, a profissão passou a ganhar mais destaque apenas em 2004, ano em que foi instituído um dia especial para celebrar o profissional da área. Em 2009, com a criação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a profissão de museólogo teve sua importância reforçada, assim como o setor de museus no Brasil.

Dentre as principais atribuições do museólogo estão a conservação e documentação de acervos não só em museus, mas também em galerias de artes, institutos de pesquisa, centros culturais, bibliotecas, escolas, entre outros. Mas, dependendo do tamanho da instituição onde atua, o número de atividades desenvolvidas pelo museólogo pode ser bastante extenso.

A obrigatoriedade de museólogos em museus

Com a criação do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), o Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM-SP) chegou ao consenso de que as instituições museológicas paulistas, a fim de demonstrar o cumprimento do parâmetro de avaliação do CEM-SP, que diz respeito à presença de profissional museólogo em seus quadros, para se qualificarem, devem contemplar, pelo menos, a atuação de um museólogo com CRT (Certificação de Responsabilidade Técnica) ou um Museólogo Responsável Técnico (MRT).

No site do SISEM-SP, está disponível para dowload a Nota Técnica nº 01-2008/UPPM, que fala sobre o atendimento às exigências legais que tratam da atuação de museólogos como responsáveis técnicos de programas e projetos nos museus.

Onde estudar

O curso superior em museologia tem duração média de quatro anos. A formação tem uma base forte em conhecimentos em História da Arte e História Geral, mas o estudante também aprende sobre gestão de museus, documentação museológica, conservação de acervos, catalogação de peças, entre outros temas e atividades.

No Brasil, há instituições de ensino que oferecem a graduação e também a pós-graduação em diversos estados. A lista completa das universidades brasileiras que oferecem o curso está disponível no site do COFEM.

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais