Ir para o conteúdo

ENCONTRO PAULISTA DE MUSEUS COMPLETA 10 ANOS E DEBATE GESTÃO E GOVERNANÇA

Publicado dia 09/03/2018 por Acam Portinari

Principal evento museológico paulista ocorre de 18 a 20 de julho e retorna ao Memorial da América Latina

A edição comemorativa de 10 anos do Encontro Paulista de Museus (10EPM) já tem data e local marcados. A principal reunião dos museus paulistas ocorre de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina – que depois de quatro anos, volta a sediar o evento. A iniciativa, organizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, em parceria com a ACAM Portinari, desenvolve em mesas de debates, conferências, workshops e painéis digitais o tema “Gestão e Governança”.

A escolha do tema dá sequência aos debates em torno dos três pilares que fundamentam o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), iniciados ano passado, quando o assunto do 9EPM foi “Infraestrutura e Segurança”.

“O tema ‘Gestão e Governança’, ao lado da ‘Salvaguarda de Acervos’ e da ‘Comunicação e Serviços ao Público’, formam a base do CEM-SP. Sobre esses três tópicos, foram desenvolvidos os critérios capazes de qualificar os museus paulistas interessados em aderir ao cadastro. Nesta edição comemorativa, sob a ótica do tema, daremos sequência aos debates em torno do CEM-SP, frisando a relevância de se aderir a ele para a qualificação das instituições”, argumenta o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Aberto a todas as instituições paulistas a partir de junho do ano passado, o CEM-SP é a ferramenta que permite sistematizar as informações sobre os museus paulistas e, a partir disso, auxiliá-los a melhorarem suas estruturas, a gestão de acervos e formas de divulgação.

Edição comemorativa e programação paralela

Além da simbólica marca de 10 anos, o 10EPM estabelece o retorno do evento à sua tradicional casa, agora plenamente restaurada: o Memorial da América Latina – que havia sediado todas as edições encontro até o incêndio, em 2013. Outro marco é que o EPM volta a ser realizado em três dias, tempo considerado ideal para abranger as conferências e mesas de debates, bem como toda programação paralela do encontro.

Esta, aliás, já possui atividades confirmadas, tais como as eleições de novas representações regionais do SISEM-SP; oficinas ministradas em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC; e o seminário, no auditório do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP), sobre a contribuição da professora Waldisa Rússio Camargo Guarnieri à museologia brasileira.

Outra ação mais uma vez presente no EPM são os Painéis Digitais: apresentações em formato digital a serem exibidas em monitores de TV instalados no local do evento e que, este ano, concentram-se nos temas “democratização de processos museológicos” e “ações de fomento à participação”.

O EPM

Além de ser o principal encontro de museus paulistas, o EPM é referência além das fronteiras do Estado, com participação anual de mais de mil participantes, convidados nacionais e internacionais “de peso” no setor.

“O Encontro Paulista de Museus consolidou-se como o espaço ideal para aqueles que trabalham, estudam e vivenciam os museus, se atualizarem, qualificarem e levarem essas experiências ao dia a dia de suas instituições – transformando o evento em um verdadeiro disseminador de ideias e propostas”, conclui o coordenador da programação do 10EPM, Luiz Mizukami.

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais