Ir para o conteúdo

GESTÃO E GOVERNANÇA, EIXO DO CEM-SP, É TEMA DO 10º ENCONTRO PAULISTA DE MUSEUS

Publicado dia 23/03/2018 por Acam Portinari

Gestão e Governança. Esse é o tema do 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM), evento do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, em parceria com a ACAM Portinari, que ocorre de 18 a 20 de julho, no Memorial da América Latina. O assunto dá sequência aos debates iniciados ano passado e pertence à série temática ligada ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

A partir das dificuldades apresentadas pelos museus que já aderiram ao cadastro, o tema Gestão e Governança foi decidido de forma colaborativa pela Comissão Consultiva do 10EPM, que reúne representantes do COREM-SP, ICOM, PPGMUS-USP, CPF-SESC, British Council, e ETEC Parque da Juventude do Centro Paula Souza – além do Grupo Técnico de Coordenação, do Conselho de Orientação e dos representantes regionais do SISEM-SP.

Toda programação do evento é pensada e decidida coletivamente entre os parceiros, de maneira que as várias linhas que convergem ao tema sejam debatidas.

“Nesta 10ª edição, celebramos não apenas uma marca histórica de continuidade de uma ação de política pública museal paulista, mas também as diversas parcerias que permitiram que chegássemos aqui. No mais profundo sentido de rede, o SISEM-SP e o EPM são tributários de parcerias e colaborações, exercitando na prática aquilo que desejamos para nossas instituições museológicas paulistas: o aprimoramento técnico a partir de um trabalho integrado e conjunto”, comenta Luiz Mizukami, responsável pela coordenação da programação.

O EPM do ano passado, cujo tema foi “Infraestrutura e Segurança”, deu início a uma série temática relacionada aos eixos do CEM-SP. Assim, “Gestão e Governança” dá continuidade a esse debate, que se estenderá nas próximas edições do encontro abordando os demais eixos do cadastro, como “Salvaguarda de Acervos” e “Comunicação e Serviços ao Público”.

O EPM

Principal encontro de museus paulistas, o EPM é referência além das fronteiras do Estado, com participação anual de mais de mil participantes, convidados nacionais e internacionais de reconhecida importância no setor. O encontro, em seu 10º ano, consolida-se como espaço de qualificação àqueles que trabalham, pesquisam e vivenciam o dia a dia dos museus, tornando-se um verdadeiro disseminador de ideias e propostas.

SERVIÇO

10º Encontro Paulista de Museus (10EPM)
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo/SP
Quando: 18 a 20 de julho
Informações: www.sisemsp.org.br

Fonte: SISEM-SP / SEC

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais