Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Módulo sobre museus, processos museológicos e elaboração de projetos abre programa do curso de capacitação

Publicado dia 04/02/2015 por Acam Portinari

Realizado pelo SISEM-SP e ACAM Portinari, atividade gratuita, qualificará os profissionais de instituições museológicas

A partir de fevereiro, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), dá início a uma nova edição do Curso de Capacitação para Museus (CCM). A atividade tem como objetivo promover a qualificação e a instrumentalização dos profissionais de instituições culturais.

Organizado em cinco módulos mensais, as aulas contarão com as temáticas “Museus e Processos Museológicos”, “Elaboração de Projetos”, “Documentação e Conservação Preventiva”, “Curadoria e Expografia”, “Comunicação Institucional” e “Ação Educativa”.


Abrindo o programa, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro (segunda, terça e quarta-feira), acontece o primeiro módulo “Museus e Processos Museológicos/Elaboração de Projetos” -que voltará a serabordado na última etapa, nos dias 8, 9 e 10 de junho. As aulas têm coordenação dos professores Marcos Terra, Bárbara Rodarte e Paulo Nascimento. 

Neste início, serão apresentados e discutidos os conceitos de museu, museologia e dos processos museológicos, introdução ao planejamento e à gestão dos equipamentos, trazendo aos participantes reflexões fundamentais para as instituições em que atuam, propondo ao final um exercício de diagnóstico.

“Essa etapa exibirá a dinâmica dos processos museológicos, com foco no funcionamento dos museus e suas estruturas, para embasar as ações de planejamento e gestão. Para tanto, trabalharemos com um viés teórico e prático, expondo questões, apresentando estudos de casos, desenvolvendo dinâmicas em grupo e exercícios”, explica Paulo Nascimento, museólogo do Museu Lasar Segall e professor do Curso Técnico em Museologia do Centro Paula Souza – ETEC Parque da Juventude.

Para Marcos Terra, especialista em Gestão Cultural e pós-graduado em Gestão Pública e Sociedade, “o projeto cultural é uma questão de repertórios artístico, administrativo, legal (jurídico), técnico e financeiro, entre outros. No processo, iremos identificar, trabalhar, planejar e organizar esses repertórios com os participantes, utilizando diversos recursos didáticos, práticos e teóricos”.

Concluído os trabalhos da primeira fase, os alunos desenvolverão uma atividade individual como estratégia para melhor fixar os conteúdos. O resultado da dinâmica será exposto no módulo V, em que serão discutidas as dificuldades para realização da tarefa, tendo como proposta a troca de experiências entre os participantes. 

Fechando o programa, a missão dos professores será informar, orientar, dar dicas e sugestões, tirar dúvidas, promover trocas de ideias e experiências. “Ao auxiliar os participantes na elaboração de projetos culturais, uniremos teoria e prática para garantir dias de trabalho produtivos, agradáveis e inspiradores”, finaliza Barbara Rodarte, cineasta, especialista em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos e Bens Culturais.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br
Gabriela Carvalho – (11) 3339-8070
g.descarvalho@gmail.com

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais