Ir para o conteúdo

Museu Índia Vanuíre abre mostra temporária do acervo do MAE/USP

Publicado dia 13/07/2011 por Acam Portinari

Exposição ‘Olhar Antropológico’ reúne 58 imagens do fotógrafo Harald Schultz, com o objetivo de apresentar o cotidiano de crianças em aldeias

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, acabe de abrir a mostra temporária “Harald Schultz – Olhar Antropológico” em Tupã (SP). A exposição fotográfica itinerante acontece no espaço expositivo do museu e faz parte do circuito de visitação.

A mostra é formada por 58 fotos selecionadas a partir de uma coleção composta por 1.127 slides do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Tem como objetivo apresentar por meio de fotografias crianças de 12 etnias indígenas. O público pode conferir nas imagens o cotidiano das aldeias, como brincadeiras, estudo, alimentação, descanso, cuidados, entre outros assuntos relacionados à vida dos índios mirins.

As imagens são de Harald Schultz (1909 – 1966), fotógrafo que dedicou sua trajetória a registrar vários grupos indígenas e aspectos do cotidiano, universo mágico-religioso, da cosmologia, medicina, alimentação, entre outros temas. A exposição “Olhar Antropológico” ganha destaque pela quantidade, qualidade etnográfica, estética e sensibilidade artística do acervo.

A exposição faz parte das ações previstas pelo convênio assinado em junho, pela ACAM Portinari, entre o museu de Tupã e o MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia) da Universidade de São Paulo. Com duração de dois anos, o documento prevê cooperação para desenvolver o potencial de pesquisa da instituição tupãense e ações conjuntas de comunicação museológica, intercâmbio de equipes, projetos, exposições e estrutura administrativa para suporte técnico.

Além da mostra temporária, o Museu Índia Vanuíre oferece diversas outras atividades ao longo deste mês, como oficinas de férias e sessão de vídeo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491 2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br.

MOSTRA TEMPORÁRIA

Harald Schultz – Olhar Antropológico

Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 17h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais