Ir para o conteúdo

Museu Índia Vanuíre participa da 15ª Primavera dos Museus

Publicado dia 17/09/2021 por Acam Portinari

Evento contará com depoimentos de espaços culturais sobre os impactos causados pela pandemia; tudo on-line e gratuito

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, participa, de 20 a 26 de setembro, da 15ª Primavera dos Museus. O tema Museus: perdas e recomeços propõe reflexões sobre os desafios vivenciados pelos espaços culturais devido à pandemia, e no poder em ressignificar histórias e transformar as perdas em recomeços, tornando-se ambientes de acolhimento. Todas as ações acontecem de forma virtual, às 15h, pelas mídias sociais do museu.

A instituição convidou museus da região de Tupã/SP para contarem como os equipamentos têm enfrentado os momentos de perdas e como se reinventam em busca por recomeços. Por isso, para abrir a programação, na próxima segunda-feira (20), o Museu e Biblioteca Municipal Drº Bruno Giovannetti, localizado na cidade de Parapuã/SP, compartilhará experiências sobre as perspectivas em tempos de pandemia.

Já na quarta-feira (22), o Museu dos Pioneiros Janis Erdbergs, situado no Distrito de Varpa – Tupã/SP, apresentará depoimentos sobre os desafios do setor cultural nos tempos atuais. O museu abriga grande acervo da história dos Letos que chegaram a Varpa e expõe todas as dificuldades de sobrevivência em terras tão longes da Letônia; conta com inúmeros objetos do acervo histórico que evidenciam os costumes e a cultura desse povo.

Na quinta-feira (23), a Casa da Memória, localizada na aldeia Tereguá, na Terra Indígena Araribá, também exibirá sua reflexão sobre o tema discutido na programação da 15ª Primavera dos Museus: “Museus: Perdas e Recomeços”.

Além disso, na sexta-feira (24), o Museu Indígena “Okam Oram Krenak”, localizado na Terra Indígena Vanuíre – Arco Íris/SP, mostrará como os espaços culturais indígenas estão se reinventando e como a pandemia atingiu as atividades do setor.

E para finalizar a programação, no domingo (26), Tamimi Borsatto, gerente do Museu Índia Vanuíre, falará como a instituição está trabalhando novos conceitos para atendimento ao público e, principalmente, nas formas de reinventar os espaços do equipamento.

Vale lembrar que o museu está aberto à visitação presencial, de terça a domingo, das 9h às 17h; às quintas-feiras até às 20h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes. 

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais