Ir para o conteúdo

Museu Índia Vanuíre realiza projeto de história oral para alunos da escola estadual Dr. Lélio Piza

Publicado dia 03/10/2011 por Acam Portinari

Durante dois meses, estudantes do ensino fundamental 2 terão a oportunidade de fortalecer a história do município através de entrevistas

A equipe educativa do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, realiza entre os dias 4 de outubro e 30 de novembro o projeto História Oral, em Tupã. O objetivo da programação, voltada para alunos do ensino fundamental 2 (do 6º ao 9º anos) da escola estadual Doutor Lélio Toledo Piza e Almeida, é estimular a valorização da história do município.

Em um primeiro momento, a equipe educativa da instituição receberá os alunos no espaço expositivo do museu e, por meio da visita monitorada, dará ênfase ao primeiro módulo, Tupã Plural. Em seguida, haverá uma reflexão sobre como era o município no início de sua formação.

Baseados na palestra Tupã de Ontem, que será ministrada nos dias 20 e 21 de outubro pela gerente do Museu Índia Vanuíre, Tamimi Borsatto, os alunos desenvolverão o projeto, que consiste em realizar entrevistas com o público convidado da 3ª idade. O entrevistado, que pode ser tanto membro da família ou funcionário da escola, irá compartilhar histórias de vida, lembranças e sentimentos guardados, além de experiências em geral.

“Queremos levar aos nossos alunos uma Tupã totalmente desconhecida. Através de projeções e relatos, apresentarei a cidade nas décadas de 30, 40 e 50”, afirma Tamimi Borsatto.

Ao desenrolar do projeto, os alunos realizarão os trabalhos em sala de aula, no período escolar. A programação se encerra em um encontro no museu, onde serão apresentados o resultado desses trabalhos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491 2333 ou pelo site www.museuindiavanuire.org.br

HISTÓRIA ORAL

Data: de 4/10/2011 a 30/11/2011

Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP) e EE Dr. Lélio Toledo Piza e Almeida  (rua Tapajós, nº 804, – Centro – Tupã/SP)

Horário: das 13h às 17h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais