Ir para o conteúdo

‘Pinacoteca de São Paulo visita o MAC Sorocaba’ segue até o início de 2015

Publicado dia 26/11/2014 por Acam Portinari

Nove grandes artistas brasileiros contemporâneos estão com trabalhos expostos na mais nova mostra do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba MACS), em uma parceria inédita com a Pinacoteca de São Paulo. A exposição chegou ao município por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Inspirada no Chalé Francês, sede provisória do museu, a exposição “Pinacoteca de São Paulo Visita o MACS” conta com obras escolhidas para que o visitante tenha a sensação de estar em um universo doméstico e íntimo.

Entre os 16 trabalhos, como fotografias, telas, instalações e um vídeo-arte, os que chamam mais atenção são: um grande armário que abriga ventiladores antigos, e um varal de chaves de todos os estilos. “Escolhemos trabalhos que retratam o cotidiano, porém que foram empregados de forma peculiar”, conta a curadora da mostra, Taísa Palhares.

O público terá até o dia 25 de janeiro de 2015 para conhecer obras de artistas como: Amilcar Packer, Lia Chaia, Egidio Rocci, Marepe, Wagner Malta Tavares, Elida Tessler, Jorge Menna Barreto, Romy Pocztauruk e Valeska Soares.

A entrada é gratuita, e fica aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, sábados, domingos e feriados das 10h às 15h. Informações sobre visitas monitoradas pelo telefone (15) 3233-1692. Esta exposição conta com o apoio da Campari, Gas Natural Fenosa e Padaria Santa Rosália, além de apoio cultural do Proac.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

 Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

O MACS, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, é uma instituição cultural eminentemente artística e educativa, espaço dinâmico e plural que prioriza a difusão das artes visuais. É uma instituição aberta e acessível a todas as camadas da população e seu acervo terá foco na arte contemporânea brasileira. O objetivo do MACS é ser uma instituição cultural de excelência, com visão prospectiva, e capaz de operar no mesmo nível de qualidade das mais destacadas instituições congêneres do país. Sua programação tem forte preocupação educativa e abarca as mais variadas tendências artísticas e contemporâneas. Outras informações pelo site: www.macs.org.br

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Inaugurada em 1905, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da capital e considerada um dos mais importantes do país. Em pouco mais de um século de atividade, evoluiu de uma única e imutável exposição composta por 26 pinturas, abrigadas em uma única sala, para um acervo com mais de 8 mil obras, nas mais diversas técnicas e de diferentes autores. Para saber mais acesse www.pinacoteca.org.br 

Serviço:
Exposição “Pinacoteca de São Paulo Visita o MAC de Sorocaba”
Período:
até 25/1/2015 (domingo)
Local:
Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – MACS/ Unidade Chalé Francês (avenida Dr. Afonso Vergueiro, s/nº, Centro – Sorocaba/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 10h às 15h
Informações:
(15) 3233-1692
Entrada:
gratuita

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais