Ir para o conteúdo

PRORROGADO O PRAZO DO EDITAL PARA PROPOSTAS DE EXPOSIÇÕES ITINERANTES DA ACAM PORTINARI EM PARCERIA COM O SISEM-SP

Publicado dia 06/01/2020 por Acam Portinari

Projetos inscritos e selecionados serão considerados para o biênio de 2020-2021

Produtores culturais têm até o dia 03 de fevereiro para inscrever propostas de exposições itinerantes no edital da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

As propostas selecionadas percorrerão diversas localidades do interior paulista, democratizando a arte, além de valorizar e divulgar o trabalho do artista. Além disso, essa ação diversifica, qualifica e amplia o repertório cultural das instituições museológicas que receberão as exposições. Os interessados devem fazer sua inscrição aqui.

Podem participar pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área de museus, atendidas as condições relativas à habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeiras, regularidade fiscal e trabalhista.

As itinerâncias podem contemplar uma das seguintes macrorregiões do Estado: Oeste Paulista (RA Bauru, Presidente Prudente, Marília), Noroeste Paulista (RA Araçatuba, Barretos, São José do Rio Preto), Nordeste Paulista (RA Franca, Ribeirão Preto, Central), RM Campinas, Vale do Paraíba e Litoral (RA São José dos Campos, Baixada Santista e Metropolitana de São Paulo e Sudoeste Paulista (RA Registro, Sorocaba, Itapeva). Cada uma das mostras deve percorrer no mínimo dois municípios.

As temáticas podem variar entre acessibilidade, artes, ciências e tecnologia, cultura LGBT, culturas indígenas, cultura quilombola, culturas tradicionais, direitos humanos e história local ou regional são temáticas de interesse prioritário.

Os projetos inscritos e selecionados serão considerados para o biênio de 2020-2021 e devem ter propostas orçamentárias com custos de R$ 15 mil a R$ 40 mil por projeto. Neste valor devem estar inseridos os custos de embalagem, acondicionamento, montagem, deslocamento e seguro (caso seja necessário).

As propostas serão avaliadas pela Comissão de Habilitação, que verificará se o proponente cumpre as obrigações do edital; e também pela Comissão de Avaliação, composta pelo Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, ACAM Portinari e pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais