Ir para o conteúdo

São Carlos sedia programa de formação de educação em museus

Publicado dia 20/02/2014 por Acam Portinari

Realizado pelo SISEM-SP e o Museu da Língua Portuguesa, a atividade gratuita será desenvolvida durante o ano de 2014

Em 2014, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e a Prefeitura de São Carlos, promove, o “Programa de Formação Continuada de Educação em Museus”. Com quatro palestras, três oficinas e um estágio técnico, distribuídas ao longo do ano, a ação tem como público-alvo principal profissionais das áreas de museus e cultura.

Abrindo a programação do curso, no dia 14/2, no Auditório da Fundação Pró-Memória, aconteceu a palestra “Museus e Comunidade: um caminho de mão dupla”, do diretor do Museu Língua Portuguesa, Antônio Carlos Sartini. Além de tratar do tema da palestra, o diretor do Museu da Língua Portuguesa buscou ilustrar a relação entre museus e comunidades com ações desenvolvidas pelo museu.

As próximas palestras, abertas à participação do público geral mediante inscrição, terão como temas: “Ação Educativa e o Acervo dos Museus”, “O Lúdico na Mediação Cultural” e “Construção de parcerias e redes colaborativas entre museus e instituições de ensino e outras naturezas”.

Já as oficinas e o estágio serão restritos à participação de grupo já selecionado, tendo as oficinas os temas “Educação Patrimonial: o que conta minha história”, “Construção de Jogos de Mediação” e “Mediação em Instituições Culturais” e, o estágio técnico, a ser realizado no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, abordará a atuação do setor educativo.

Outras informações podem ser obtidas pelo (11) 2627-8208 ou no site www.sisemsp.org.br. A Fundação Pró-Memória está localizada na Praça Antônio Prado, s/nº, no Centro de São Carlos.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM-SP promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu da Língua Portuguesa

Inaugurado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa é um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul. Dedicado à valorização e difusão do idioma, o museu apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos. Para saber mais acesse: www.museulinguaportuguesa.org.br

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 2627-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais