Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Tatuí sedia Encontro Regional do Sistema Estadual de Museus

Publicado dia 23/02/2015 por Acam Portinari

Em 23/2, no Museu Paulo Setúbal, ação reunirá membros das regiões administrativas de Sorocaba e Itapeva

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove, na próxima segunda-feira (23/2), o primeiro encontro de 2015 das Regiões Administrativas (RAs) de Sorocaba e Itapeva. Realizado no Museu Paulo Setúbal, a reunião tem como principal intuito o fortalecimento e a articulação das instituições, além da organização estratégica de atuação das unidades e do Sistema.

A atividade tem abertura às 9h, com a apresentação do cronograma anual do SISEM-SP. Em seguida, às 10h30, acontece uma visita à exposição “Sinais – Heranças e Andanças”, que teve o projeto de curadoria coletiva desenvolvido por dirigentes de museus e profissionais de cultura das duas regiões. A partir das 11h30, o público integrará de uma roda de conversa sobre a idealização da mostra e o que foi observado em sua produção. Para encerrar, será desenvolvida uma dinâmica entre os participantes.

De acordo com o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, o Encontro visa à articulação dos Museus e Acervos Históricos das Regiões Administrativas de Sorocaba e Itapeva. “A intenção dessas programações organizadas pelos Representantes Regionais é discutir e propor ações com o propósito em qualificar, aperfeiçoar e fortalecer ainda mais os espaços e acervos museológicos do Estado de São Paulo”, finaliza.

O Museu Paulo Setúbal está localizado na Praça Manoel Guedes nº 98 – Centro. Outras informações podem ser obtidas no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais