Família em Casa ensina dobradura na programação do Museu Índia Vanuíre

Publicado em: 04 fev 2021
ACAM Portinari

Fevereiro iniciou com novas atividades na agenda do Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. Dica de leitura, bate-papo com indígena e uma oficina de dobradura são os destaques da semana no site www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa e pelas redes sociais (@museuindiavanuire).

A edição do “Saberes e Fazeres Indígenas” apresentará um vídeo com Elizeu, Guaraní-Nhamdewa, morador da Aldeia Tereguá, na sexta-feira (5). Ele contará um pouco sobre como é vivida a cultura do seu povo. A aldeia Tereguá está localizada na Terra Indígena Araribá, juntamente a outras três aldeias: Nimuendaju (Tupi-Guarani Nhandewa), Ekeruá (Terena) e Kopenoti (Terena). O objetivo dessa ação é valorizar o esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país para perpetuar suas memórias e tradições.

No sábado (6), tem dica de leitura com um livro essencial para repensar a relação do Brasil com seus habitantes mais antigos. A obra revela um denso e empolgante trabalho sobre o gigantismo da cultura dos indígenas e uma intensa reflexão sobre os rumos que o território amazônico está tomando.

O dia oficial de reunir a família, o domingo, dia 7, será para todos aprenderem uma arte manual. A educadora Gabriela ensinará o passo a passo de um marca página com papel dobradura. Essa é uma atividade fácil e que estimula a concentração e a imaginação, além do resultado ser um ótimo instrumento para estudo e leitura.

Além dessa agenda, no site do Museu Índia Vanuíre ainda é possível visitar parte do acervo exposto por meio de fotos e vídeos, conhecer o trabalho das equipes técnicas e fazer um tour virtual pelo espaço. Para conferir, basta acessar www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa ou as redes sociais @museuindiavanuire.