2ª EDIÇÃO DO ENCONTRO PAULISTA DE MUSEUS ITINERANTE TEM CALENDÁRIO DEFINIDO

Publicado em: 06 abr 2021
ACAM Portinari

Neste ano, evento terá programação totalmente on-line

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, já definiu o calendário da edição 2021 do Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi). Para este ano foram definidas quatro macrorregiões para receber a programação, que será inteiramente virtual.

Nos dias 25 e 26 de maio, acontecerá o EPMi Oeste, que engloba a área das Representações Regionais de Bauru, Itapeva, Presidente Prudente e Dracena, Sorocaba, Vale do Paranapanema e Tupã e Marília. Em breve, o SISEM-SP e a organização social de cultura ACAM Portinari, realizadores do evento, divulgarão mais informações sobre as atividades e o que fazer para participar.

A ideia de criar a versão itinerante do Encontro Paulista de Museus (EPM), realizado sempre na Capital, surgiu após a análise dos dados sobre as inscrições nos EPM de 2011 a 2017.  Os organizadores observaram que, do total de inscritos, 65% provinha da Região Metropolitana de São Paulo. Assim, para atingir um público de profissionais de museus de forma mais abrangente, em termos geográficos, o EPMi foi criado. Desde então, ficou definido que o EPMi será realizado nas macrorregiões em anos ímpares e nos anos pares, acontecerá o EPM, em São Paulo (Capital).

A primeira edição foi realizada em seis macrorregiões paulistas ao longo de 2019 e contou com a presença de 560 pessoas. As três oficinas gratuitas disponibilizadas tiveram a participação de 287 profissionais do setor museológico.

“Neste ano, devido à gravidade da situação que exige distanciamento social por conta do combate à pandemia do COVID 19, optamos por manter o formato do EPMi em sua versão virtual numa decisão tomada conjuntamente com os nossos Representantes Regionais”, explica Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP.

Fonte: SISEM-SP