WEBINAR PROPÕE MEDIDAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO DE PÚBLICOS EM ESPAÇOS CULTURAIS

Publicado em: 23 abr 2021
ACAM Portinari

Estão abertas as inscrições para o webinar Diversidade em espaços culturais, com o consultor e pesquisador André Fonseca. A atividade será realizada no dia 29 de abril, às 19h, para se inscrever, clique aqui. Durante o curso, Fonseca mostrará exemplos de ações on-line e presenciais para trabalhar aspectos de comunicação, atendimento, programação e gestão.

“Apesar de alguns avanços, ainda é possível observarmos uma enorme separação entre os crescentes debates na sociedade e cobranças por mais diversidade e inclusão e o que de fato tem sido feito nesse campo pela maioria de espaços e instituições culturais”, afirma Fonseca, que atua na área cultural desde 1997.

Na primeira parte do webinar, serão apresentadas algumas análises sobre as dinâmicas entre a gestão de espaços culturais, a comunicação com os públicos, o consumo cultural e o acesso e a inclusão de públicos minorizados (como pessoas negras, LGBTs, pessoas com deficiência, pessoas gordas e outros). Na segunda parte, os participantes receberão dicas práticas de como implementar processos de gestão e produção em espaços culturais que considerem diversidade e inclusão.

A inscrição custa R$ 135,00 (parcelamento em até 12x no cartão de crédito). Profissionais de museus que têm registro no Cadastro Estadual de Museus do SISEM-SP têm 10% de desconto (neste caso, as pessoas interessadas devem enviar um e-mail para euandrefonseca100@gmail.com com seu nome completo para receber as orientações sobre os procedimentos para efetivar a inscrição).

Público-alvo

O webinar se destina a integrantes de equipes de espaços e instituições culturais, públicos ou privados; pessoas que atuam (ou desejam atuar) na cultura em áreas como produção, gestão e curadoria e pessoas que pesquisam o tema ou tenham interesse por ele.

Programação

19h – 20h10: parte 1

Relações e dinâmicas entre a gestão de espaços culturais, a comunicação com os públicos, o consumo cultural e o acesso e inclusão de públicos minorizados (como pessoas negras, LGBTs, pessoas com deficiência, pessoas gordas e outros).

20h10 – 20h20: intervalo

20h20 – 21h30: parte 2

Dicas práticas de como implementar processos de gestão e produção em espaços culturais que considerem diversidade e inclusão. Exemplos de ações práticas (on-line e presenciais) que podem ser implementadas, em aspectos como comunicação, programação, atendimento e gestão.

21h30 – 22h: espaço para troca de ideias com a turma e esclarecimento de dúvidas.

André Fonseca

Profissional independente que pensa, trabalha e pesquisa as relações entre comunicação, cultura e diversidade. Ajuda profissionais das áreas criativas a se conectarem melhor e de modo mais inclusivo com seus públicos. Graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Foi ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Desenvolveu um estudo sobre públicos para o Centro de Referência da Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (2018/2019). Já realizou trabalhos para, entre outros: Instituto Brincante, MIS – Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Circo Zanni, SISEM – Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro. Você pode acompanhá-lo no Instagram @euandrefonseca.

SERVIÇO

Webinar Diversidade em espaços culturais

Dia: 29 de abril (segunda-feira)

Horário: das 19h às 22h

Valores: R$ 135,00 (parcelamento em até 12x no cartão de crédito). 10% de desconto para profissionais de museus que têm registro no Cadastro Estadual de Museus do SISEM-SP (as pessoas interessadas deverão enviar um e-mail para euandrefonseca100@gmail.com com seu nome completo, que André retornará com os procedimentos).

Mais informações e inscrição: clique aqui

Fonte: André Fonseca