Museu Índia Vanuíre realiza oficina em homenagem ao Dia dos Pais

Publicado em: 05 ago 2021
ACAM Portinari

Agenda do fim de semana conta também com Saberes e Fazeres Indígenas (6), dica de leitura (7) e mais brincadeiras (8); on-line e gratuita

A programação do Cultura em Casa continua com muitas atividades on-line  no Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. Este fim de semana, a agenda está repleta de depoimentos indígenas, homenagem ao Dia dos Pais, dica de leitura e brincadeira de bolinha de gude.

Nesta sexta-feira (6), às 15h, pelas mídias sociais, a ação Saberes e Fazeres Indígenas apresenta depoimentos do cacique Ronaldo, Kaingang da aldeia Icatu, sobre a liderança de seu povo.

No sábado (7), às 12h, tem sugestão de leitura. Para saber qual será a próxima indicação, basta acompanhar as redes sociais da instituição e ficar por dentro de toda a programação. Desta vez, a publicação será relacionada aos mitos que foram construídos pelos colonizadores e precisam ser desmentidos ou descolonizados.  

O fim de semana será repleto de oficinas culturais para a diversão da criançada. Ainda no dia 7, sábado, que antecede o Dia dos Pais, em celebração à data, o Museu Índia Vanuíre ensina o passo a passo para a confecção de um cartão 3D, com materiais de fácil acesso e encontrados em casa. Um ótimo pedido para escrever aquela mensagem especial.  

Já no domingo (8), às 12h, será a vez de aprender uma brincadeira do folclore brasileiro: a fubeca. A ação Família no Museu apresenta o famoso jogo de bolinha de gude ou tampinha de garrafa, que tem como objetivo acertar o alvo mais próximo.

Vale lembrar que o museu está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A medida acontece pela inserção do Estado de São Paulo na fase de transição do Plano SP, que possibilita o retorno seguro e gradativo das atividades presenciais, com 80% da capacidade de ocupação, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)  


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
(16) 3237-7367
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 97405-8715
vanessa@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br