Grupo Corpo apresenta o espetáculo Gira nesse fim de semana em Campos do Jordão (SP)

Publicado em: 17 nov 2022
Museu Felícia Leirner

Totalmente gratuitas, as duas apresentações acontecem no sábado (19) e no domingo (20), no palco do Auditório Claudio Santoro pela Série “Arte na Primavera – Campos: Florada Cultural”

A grande atração cultural de Campos do Jordão (SP), nesse fim de semana, é o espetáculo Gira, do renomado Grupo Corpo, dentro da programação da Série “Arte na Primavera – Campos: Florada Cultural”, uma realização do Auditório Claudio Santoro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari. Serão duas apresentações, com ingressos gratuitos, que acontecerão no sábado (19), às 19h, e no domingo (20), às 16h, ambos no Auditório Claudio Santoro. É necessário reservar a entrada pelo www.sympla.com.br/artenaprimavera.

Dança e religião

Os ritos da umbanda – a mais cultuada das religiões nascidas no Brasil, resultado da fusão do candomblé com o catolicismo e o kardecismo, e patrimônio imaterial do Rio Janeiro desde novembro passado – são a grande fonte de inspiração da estética cênica de Gira, que tem coreografia de Rodrigo Pederneiras, cenografia de Paulo Pederneiras, iluminação de Paulo e Gabriel Pederneiras e figurinos de Freusa Zechneister.

Exu, o mais humano dos orixás – sem o qual, nas religiões de matriz africana, o culto simplesmente não funciona – é o motivo poético que guia os onze temas musicais criados pela banda paulistana, Metá Metá, para Gira.

Mergulhar no universo das religiões afro-brasileiras para se alinhar ao tema proposto pelo Metá Metá foram as primeiras providências dos criadores do Grupo Corpo. Mas engana-se quem pensa que vai assistir a uma representação mimética dos cultos afro-brasileiros. Alimentado pela experiência em ritos de celebração tanto do candomblé quanto da umbanda (em especial as giras de Exu), Rodrigo Pederneiras (re)constrói o poderoso glossário de gestos e movimentos a que teve acesso.

Concebido como uma instalação, o não-cenário assinado por Paulo Pederneiras cobre com o mesmo tule negro os corpos dos bailarinos sempre que estão fora da cena, transformando-os em éter, e as três paredes da caixa-preta, criando uma ilusão quase espectral de infinito.

Nos figurinos, Freusa Zechmeister adota a mesma linguagem para todo o elenco, independente do gênero: torso nu, com a outra metade do corpo coberta por saias brancas de corte primitivo e tecido cru.

Agenda completa

Ao todo, a Série “Arte na Primavera – Campos: Florada Cultural” terá 11 espetáculos de  10 atrações, entre setembro e novembro de 2022, no Auditório Claudio Santoro, no Parque João Doria Capivari e no Parque da Lagoinha.

Neste mês de novembro, a programação da Série é gratuita, uma oportunidade para o público prestigiar, de forma aberta, atrações de música, dança e teatro, na estação primaveril da cidade mais alta do país.

Além do espetáculo Gira, do Grupo Corpo (19/11, sábado, às 19h e 20/11, domingo, às 16h) a programação ainda terá a peça A Lista, com Lilia Cabral e Giulia Bertolli (26/11, sábado, às 19h), encerrando a Série “Arte na Primavera – Campos: Florada Cultural”.

Estações do ano

O Auditório Claudio Santoro já é o palco oficial do tradicional “Festival de Inverno” e do “Festival de Verão”, realizados em parceria com a Fundação OSESP. Mais recentemente, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, desta vez em parceria com a ACAM Portinari, realizou a Série “Arte no Outono – Campos: Cores e Cantos”, com ícones da MPB.

Agora, também em parceria com a ACAM Portinari, a Série “Arte na Primavera – Campos: Florada Cultural” vem contemplar mais uma estação do ano, tornando a programação do Auditório e de Campos do Jordão ainda mais completa, com maior diversidade artística e, principalmente, inclusiva.

Sobre o Auditório

Localizado em um complexo de Mata Atlântica preservada, de paisagem exuberante, o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), é considerado um dos espaços de cultura e entretenimento mais importantes do Brasil e da América Latina. E não apenas por sua amplitude, conforto, arquitetura e beleza, mas também por sua qualidade acústica e por compartilhar suas ações com o Museu Felícia Leirner, equipamento que reúne dezenas de esculturas, a céu aberto, de uma das mais importantes artistas plásticas do país.

Sobre o Parque João Doria Capivari

Ponto de encontro para vivenciar grandes experiências culturais, em Campos do Jordão (SP), o Parque João Doria Capivari é uma concessão do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) sob a gestão da Eco Jordão. Com estrutura moderna, palco para apresentações, praça de alimentação, roda gigante, parkids, pedalinhos, mini trenzinho, carrossel, super racing e lago, o espaço oferece atrações diferenciadas, gastronomia, entretenimento e cultura. Aumentando o leque de possibilidades, neste mês de novembro, o Parque lançou a atração “Trenó na Montanha”, inaugurada recentemente junto com o novo Teleférico.

Sobre o Parque da Lagoinha

Com 48 mil m², o Parque da Lagoinha é um espaço público com atrativos na natureza, fruto de um convênio entre Sabesp, Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Campos do Jordão, com implantação pela ARLA – Associação Amigos da Lagoinha. No espaço, é possível encontrar pista de caminhada, playground para crianças, quadra de beach tennis, área para piquenique, além de projetos ambientais e sustentáveis.

SERVIÇO:

Série “Arte na Primavera – Campos: Florada Cultural”

Espetáculo “Gira”, com o Grupo Corpo  
Data: 19 de novembro de 2022 (sábado)
Horário: 19h
Local: Auditório Claudio Santoro | Av. Dr. Luis Arrobas Martins, no 1880 | Campos do Jordão-SP
Entrada Gratuita com reservas de ingresso pelo www.sympla.com.br/artenaprimavera
Classificação: Livre

Data: 20 de novembro de 2022 (domingo)
Horário: 16h
Local: Auditório Claudio Santoro | Av. Dr. Luis Arrobas Martins, no 1880 | Campos do Jordão-SP
Entrada Gratuita com reservas de ingresso pelo www.sympla.com.br/artenaprimavera
Classificação: Livre

Informações: (12) 3662.6000 ou pelo contato@museufelicialeirner.org.br
Sites: museufelicialeirner.org.br | artenaprimavera.com.br
Redes Sociais: linklist.bio/museueauditorio

REALIZAÇÃO:
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo
ACAM Portinari
Auditório Claudio Santoro
Museu Felícia Leirner

APOIO INSTITUCIONAL:
Amigos da Arte

APOIO CULTURAL:
Prefeitura de Campos do Jordão
TV Vanguarda
Hotel Boutique Quebra-Noz
GWG Telecom
Parque João Doria Capivari
Parque da Lagoinha

TRANSMISSÃO OFICIAL:
#CulturaEmCasa