Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro têm programação especial em celebração ao Dia dos Povos Indígenas

Publicado em: 14 abr 2023
Museu Felícia Leirner

A agenda também promove visitação ao viveiro de mudas das instituições, curso que vai capacitar professores a produzirem tintas sustentáveis e curiosidades nas mídias sociais

Na próxima quarta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas, Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), instituições do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, realizam uma programação especial para celebrar a data. Às 18h, uma live pelo YouTube vai abordar o tema “Mulheres indígenas, força, luta e respeito pela Mãe Terra”, com Tamikuã Txihi, mulher indígena Pataxó, líder indígena, artista plástica, ceramista, poeta e curadora do Museu das Culturas Indígenas de São Paulo (SP). O objetivo é discutir a arte como instrumento de luta, abordando os desafios na defesa pela Mãe Terra e as lutas feministas de resistência contra a violação dos direitos das mulheres indígenas.

Além disso, neste sábado (15), às 11h, o núcleo educativo realiza um passeio pelos espaços culturais trazendo informações sobre a Araucária e seu ciclo reprodutivo que, a partir de abril, inicia a liberação dos pinhões, sementes nutritivas e saborosas apreciadas por vários animais. Os visitantes ainda poderão conhecer o viveiro de mudas das instituições.

Já na segunda-feira (17), às 18h, Museu e Auditório realizam um curso para professores com o tema “Inventário Cromático – Oficina Prática de Produção de Tintas de Terra para Pinturas Artísticas”, ministrado por Ana Lia Terra. Trata-se de uma técnica sustentável de produção de tintas que utiliza solos como pigmentos.

Às quartas-feiras, às 18h, pelas mídias sociais, Museu e Auditório apresentam postagens sobre os bastidores. Felícia Leirner refletiu sua vida na arte, em esculturas eternizadas em bronze, granito e cimento branco armado com ferro. Cada uma delas carrega uma reflexão sobre a vida e a morte, fé, amor, natureza e família. Essa atividade propõe que o público entre em contato com algumas curiosidades sobre o museu que reúne a obra da artista e as três vertentes trabalhadas nesse espaço: Artes Visuais, Música e Meio Ambiente. Acesse e confira.

Visitação O complexo que reúne Museu e Auditório, em Campos do Jordão (SP), está localizado à Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista. Siga nossos perfis nas redes sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner) ou acesse https://www.museufelicialeirner.org.br/