Museu Índia Vanuíre promove atividades para celebrar o Dia da Consciência Negra

Publicado em: 19 nov 2021
Museu Índia Vanuíre

Declamações de poemas e poesias (20), caça-palavras (21), depoimentos (23) e exposição compõem a agenda; tudo gratuito

Dando continuidade à programação sobre o Dia da Consciência Negra, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou atividades para celebrar a data. Declamações de poemas e poesias, caça-palavras, depoimentos e exposição são os destaques da agenda.

Neste sábado (20), Dia da Consciência Negra, a instituição, exibirá, às 15h, pelas mídias sociais, um vídeo com declamações de poemas e poesias recitadas por membros do Movimento Negro de Tupã, a fim de enaltecer a cultura afro-brasileira.

Já no domingo (21), o equipamento compartilhará um caça-palavras que abordará conteúdos sobre a importância da data, mostrando personalidades negras brasileiras. Às 15h, a ação Família no Museu apresentará um dos grandes nomes da história do Brasil, Zumbi dos Palmares.

Na próxima terça-feira (23), o museu convida Laurenita Gualberto, pertencente à Comunidade de Remanescentes Quilombolas Lajeado/ Território de Buta Kalunga/ Dianópolis/TO. A ação tem como objetivo provocar reflexões acerca de alternativas para a inclusão do povo quilombola à educação de qualidade.

Além disso, fica em exposição até o dia 30 de novembro, a mostra Movimento Negro em Tupã: Raízes e Resistência, com entrada gratuita. O projeto conta com fotografias, textos, depoimentos e objetos que exaltam a trajetória e a resistência do movimento negro em Tupã, apresentando a história da ONG UMONT que, há 16 anos, trabalha em favor dos direitos e interesses da população negra local, uma cidadania baseada em princípios democráticos que valorizam a diversidade e as diferenças culturais.

Vale lembrar que o museu está aberto à visitação presencial, de terça a domingo, das 9h às 17h; às quintas-feiras até às 20h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes. 

Imagens relacionadas


Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 97405-8715
vanessa@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br