Museu Índia Vanuíre participa da Museum Week 2022

Publicado em: 10 jun 2022
Museu Índia Vanuíre

Totalmente gratuita, a ação tem como objetivo conectar, por meio de hashtags, museus e instituições culturais de vários países

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, participa, de 13 a 19 de junho, da #MuseumWeek, uma ação global que tem como objetivo conectar, por meio de hashtags, museus e instituições culturais de vários países, explorando o relacionamento do público com os diferentes equipamentos. Este ano o tema será “Cultura, Sociedade e Inovação” e trará as hashtags: #InovacaoMW, #CriadoresMW, #LiberdadeMW, #SexualidadeMW, #MeioAmbienteMW, #LicoesDeVidaMW e #DancaMW.   Em Tupã (SP), a participação do Museu Índia Vanuíre terá programação especial.

Na próxima segunda-feira (13), às 15h, a instituição compartilha, nas redes sociais, um vídeo mostrando recortes das atividades que foram realizadas virtualmente no período em que esteve fechado devido à pandemia da Covid-19.   

Na terça-feira (14), às 15h, o museu vai exibir os artesãos das etnias Kaingang e Krenak, ambos da Terra Indígena Vanuíre, confeccionando e explicando sobre as novas formas de criar seus artesanatos na perspectiva de transmitir os saberes e fazeres culturais de cada povo.  

Já na quarta-feira (15), às 15h, será publicado um vídeo com o depoimento de João Batista de Oliveira, Krenak, da Terra Indígena Vanuíre. Durante a Ditadura Militar, ele ficou preso em um campo de concentração indígena, local para onde foram levados mais de 100 indivíduos de diversas etnias.  

Além disso, na quinta-feira (16), às 15h, nas redes sociais, o presidente do Coletivo Tibira, em Tupã (SP), vai contar a história de Tibira, ressaltando a luta histórica das populações originárias, em especial a LGBTQIA+.  

Na sexta-feira (17), às 15h, o Museu Índia Vanuíre compartilha um vídeo abordando os planos de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente que o espaço cultural realiza.    Ainda dentro da programação especial da Museum Week, no sábado (18), às 15h, a instituição apresenta algumas frases de personalidades indígenas que fazem refletir sobre o papel da sociedade e o legado para as futuras gerações.   Encerrando a programação, no domingo (19), às 15h, o Museu Índia Vanuíre apresenta trechos de danças realizadas com vários povos indígenas do Oeste Paulista em um evento promovido pela instituição.    

Visitação   O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h, sempre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas


Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Alisson de Oliveira Formenti
baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br