Museu Índia Vanuíre realiza a “Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas”

Publicado em: 04 ago 2022
Museu Índia Vanuíre

Totalmente gratuita, a programação traz diversas atividades que abordam as tradições e culturas dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, indígenas do Oeste Paulista O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, de 9 a 14 de agosto, mais uma edição da “Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (data celebrada no próprio dia 9 de agosto)”.   O evento será presencial, sempre das 9h às 16h, trazendo representantes dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. Eles vão desenvolver uma série de atividades abordando aspectos de suas tradições e culturas, por meio de oficinas, rodas de conversa, danças e muito mais.    “A Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas”, é de extrema importância para toda a sociedade, como forma de ampliar reflexões e promover discussões sobre as questões indígenas na atualidade, além de promover o encontro de culturas diferentes, destacando a diversidade cultural existente no Oeste Paulista”, afirma Tamimi Borsatto, gerente do Museu Índia Vanuíre.    

Sobre o evento   A “Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas”, foi criada em 2012, quando foram rememorados os 100 anos da “pacificação” Kaingang, no oeste de São Paulo, e é considerada um dos mais importantes eventos sobre o tema, no Brasil.   O Dia Internacional dos Povos Indígenas, foi instituído por decreto da ONU (Organização das Nações Unidas), no dia 9 de agosto de 1995, como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de todo o planeta. Mais do que buscar a interrupção de ataques sofridos em seus territórios, o objetivo desse movimento também foi garantir condições de existência dignas aos povos indígenas preservando o direito à autodeterminação de suas condições de vida e cultura, bem como a garantia aos Direitos Humanos.     

Visitação   O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas


baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br