Museu Índia Vanuíre exibe documentário sobre a comunidade Awá Guajá, do Maranhão

Publicado em: 26 ago 2022
Museu Índia Vanuíre

Totalmente gratuita, a programação ainda traz palestra sobre acessibilidade em museus, dica de leitura e curiosidade fotográfica, nas redes sociais

Nesta sexta-feira (26), às 9h e às 14h, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, apresenta mais uma edição do “Cultura e Questões Indígenas em Foco”, exibindo o documentário “Ka’a Zar Ukyze Wà – Os Donos da Floresta em Perigo”. A obra mostra a comunidade Awá Guajá, que vive nas Terras Indígenas de Araribóia, no interior do Maranhão, uma das etnias mais ameaçadas da Amazônia.   No mesmo dia, das 13h às 15h, no auditório da instituição, vai acontecer um bate-papo sobre “Acessibilidade em Museus”. O encontro faz parte da campanha “Sonhar o Mundo”, promovida anualmente com objetivo de mobilizar os museus paulistas em torno da luta pelos Direitos Humanos.    Além disso, aos finais de semana, o museu realiza diversas atividades do projeto “Família no Museu”, sempre das 10h às 16h. Neste mês, o destaque é para o jogo “Tupan ontem e Tupã hoje” que promove uma ‘conexão’ entre o passado e o presente, da cidade. De forma interativa, serão apresentadas fotos das primeiras ruas e prédios importantes para o desenvolvimento de Tupã. O público poderá ver e comparar as imagens antigas com fotos recentes dos mesmos lugares.   Todos os sábados, a instituição indica uma obra de leitura aos seguidores das redes sociais. Neste sábado (27), às 12h, a recomendação será “A história dos Caxinauás por eles mesmos”, de Eliane Camargo. Acesse e confira.   O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas brasileiros. Com objetivo de levar ao público um pouco da riqueza desse acervo, o museu apresenta às segundas-feiras informações e curiosidades sobre a coleção. Na próxima segunda (29), às 12h, as redes sociais da instituição vão compartilhar uma fotografia da construção do Edifício Marajoara, em 1939, no centro de Tupã. 

Visitação   O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas


Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Alisson de Oliveira Formenti (3)
baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br