Últimos dias da mostra “A CAPTURA, uma exposição de desenhos realistas”, no Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP)

Publicado em: 25 nov 2022
Museu Índia Vanuíre

Totalmente gratuita, a agenda ainda traz atividade que destaca imagens e curiosidades sobre a cultura dos Kaingang e dos Krenak, homenagem ao Dia do Radialista e dica de leitura, nas redes sociais

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, até a próxima quarta-feira (30), das 9h às 18h, a mostra temporária “A CAPTURA, uma exposição de desenhos realistas”. Trata-se de uma coleção de 24 quadros com desenhos realistas pintados em grafite, assinados por Márcia Oliveira Saoncella. São imagens que retratam os povos originários de forma natural, transmitindo a percepção de que a obra é, de fato, uma representação fotográfica, por sua precisão.

Além disso, aos finais de semana deste mês, das 10h às 17h, a instituição promove atividades que vão contar curiosidades sobre os Kaingang e os Krenak, habitantes da Terra Indígena Vanuíre, referentes aos módulos da exposição “Creio em Tupan”.

Pelas redes sociais, aos sábados, o Museu Índia Vanuíre indica uma obra interessante para o público. São publicações relacionadas à temática do Museu e de fácil acesso por meio de livrarias online ou e-books gratuitos. Nesse sábado (26), às 12h, a dica será o livro “O casamento entre o céu e a terra: contos dos povos indígenas do Brasil”, do professor, teólogo, filósofo, escritor e defensor dos Direitos Humanos, Leonardo Boff.

A instituição abriga um acervo expressivo que reúne peças da história da cidade, além de objetos e artefatos de diversos povos indígenas brasileiros. Com objetivo de levar ao público um pouco da riqueza desse acervo, o museu apresenta, às segundas-feiras, informações e curiosidades sobre a coleção. Na próxima segunda (28), às 12h, as redes sociais vão postar a imagem de um brinquedo indígena, escultura em madeira com representação de uma onça. Em seguida, serão compartilhadas imagens de objetos relacionados ao rádio, em homenagem ao Dia do Radialista, celebrado em 7 de novembro.


Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).

Imagens relacionadas


baixar em alta resolução


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andrerezende@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br